domingo, 28 de novembro de 2010

CORRIDA DOS FORTES

Uma nova prova em meu currículo - Corrida dos Fortes - Guarujá.
Quando o Marcelo e o Gabriel (Gama Assessoria) propuseram nossa participação, a idéia era fazer em ritmo de treino, como preparação para a Ayrton Senna Racing Day, em Interlagos na próxima semana, mas acabou sendo uma corrida pra valer, e muito legal.
O pessoal da Gama combinou de se encontrar na Ponte dos Práticos (Santos) às 7:30, e lá todos juntos pegarmos a barquinha para travessia Santos - Guarujá, já o Gabriel iria deixar um carro no local de chegada (pra facilitar nosso retorno), voltar correndo e nos encontrar no meio do percurso (pelo atraso na largada acabou chegando a tempo de largar com o grupo).


















A chuva na largada, próxima à Fortaleza da Barra, ajudou a forçar um pouco mais o ritmo, já o percurso, cheio de curvas, subidas e descidas, é bastante seletivo e cansativo, mas compensado pelo belo visual da vegetação da beira da estrada, e das fazendas de búfalos (pra quem não sabe tem isso no Guarujá).


Já a chegada no Forte dos Andradas é punk, 1km de subida brava, mas quem estiver cansado e tiver que caminhar parte da subida (como eu), tem a desculpa de apreciar a vista panorâmica da Praia do Tombo.
O resultado foi um sábado diferente, com uma corrida gostosa. Da turma do Gama, as mulheres fizeram bonito (Emília, Silvia e Alice pegaram pódio), já os homens, ficaram aplaudindo.
Essa é uma corrida que vale ser feita novamente, seja para treinar, para correr pra valer, ou apenas para ter oportunidade de ver um belo cenário.

domingo, 21 de novembro de 2010

CORRIDA MALUCA,

Tem corrida para todos os gostos e públicos, abaixo uma seleção de corridas, no mínimo diferentes:





Maratona de Médoc




Acontece na França, no mês de setembro. São 6hs30, para correr 42k entre vinícolas, tendo à disposição as melhores comidas e bebidas. O lema da corrida, saúde, esporte, celebração e diversão. O prêmio, é o seu número de quilos em quantidade de garrafas do melhor vinho de Médoc.




Corrida de Salto Alto


No centro velho de Ljubljana, na Eslovênias em saltos altíssimos (mínimo 8 cms), 20 mulheres participaram em outubro de uma corrida promovida por uma revista feminina (fotos Reuters).

De modo geral, as moças demonstraram elegância ao correr com sapatos de salto.
Na Austrália, em Sydney e Brisbane, já aconteceram, este ano, corridas no mesmo estilo. 
Se a moda pega...


Corrida Drink & Run




A Drink & Run percorre os bares mais bacanas de São Paulo, não havendo vencedores nem perdedores, todos correm juntos, largam juntos e chegam juntos.
Em cada bar são degustados chopps e cervejas geladas que matará a sede da equipe até a próxima parada.

Distância: 5km, 5 Bares, largada às 12hs30, e encerramento às 18hs.

Proibições:

- Proibido não se divertir ;
- Proibido dizer: “eu te amo”, “eu te considero pra caramba”, “vc é meu/minha irmã(o)” ;
- Proibido ao final da prova ligar para ex-namorado(a) ;
- Proibido urinar em via pública ;
- Proibido sentar nos bares, passagem rápida e ligeira! ;
- Proibido dormir durante a prova ;
- Proibido sprints ;
- Proibido se distanciar do grupo ;
- Proibido pacing e ajuda externa ;
 

domingo, 14 de novembro de 2010

The energy never dies..

O título é um "remember" do excelente show do Black Eyed Peas,  que assisti em São Paulo no início de novembro, e tem tudo a ver com a minha semana de treinamento.
Domingo passado, quando recebi a planilha com os treinos da semana fiquei meio assustado, tinha de tudo, areia fofa, tiro longo, subida, longão. O único dia com treino confortável batia exatamente com uma viagem a serviço, ou seja, também seria feito de forma cansativa. 
Difícil era saber de onde tirar energia pra tudo isso, pra trabalhar, e ainda fazer o dia a dia acontecer.
Mas, como dizia o Vicente Matheus (pra quem não lembra, antigo Presidente do Corinthians), quem tá na chuva é pra se queimar...
Terça Feira à noite, treino intercalado de areia fofa, tiros fortes de 03 minutos e recuperação. Fácil, talvez se não fosse em Santos, calor, umidade alta, a impressão era de que o ar te abraçava. Contei com a companhia do Arnaldo (com seu novo Garmin) e do Jairo, saímos da Tenda do Gama no Canal 5, direção a São Vicente, paradinha para uma agua no Emissário. Surpresa... agua na temperatura ambiente, ou seja quente.... dava pra fazer um chá legal. A volta pro canal 5 foi animada, afinal os 3 prometem que vão correr leve, mas no final um força mais que o outro. 
Quinta Feira, corri brincando... por opção e compromissos, acabei fazendo o treino sozinho. E acabou sendo gostoso. O previsto eram 50 minutos em ritmo confortável, acabei fazendo 45 moderado (um pouco mais forte), mas o legal foi poder variar o piso,  corri na areia, passei pra calçada da praia, peguei asfalto, e na volta ainda fiz parte do treino na grama do jardim (feio pisar na grama?).
Sábado, 15 km com subidas (em Santos subida significa Ilha Porchat ou Morro da Asa Delta), o pessoal marcou cedo (9hs30 tinha reunião das equipes do Ayrton Senna Racing Day), e lá vamos nós, a turminha de sábado, Eu, o Marco (meu irmão), a Silvia, e o Jairo. Dessa vez faltou o Arnaldo.
Correr sábado pela manhã em Santos, quando o tempo tá feio e quase não tem turista, é certeza de conhecer novos corredores, e reencontrar antigos amigos. Este sábado foi a vez de conhecer o Carlos, o cara é fera, correndo há um ano e meio, já fez 02 maratonas, algumas meias, e completou os 75k da Bertioga Maresias sozinho. Na volta encontramos o Zé Luiz que ainda correu um  bom trecho com a gente, e cruzamos com o Luciano.
A semana foi acontecendo, e melhorando. A energia, que parecia que ia ser pouca, apareceu (de onde não sei), e hoje, que nem tem planilha, to saindo pra uma corridinha de 50 minutos.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ayrton Senna Racing Day


Domingo tem Fórmula 1 em Interlagos, Ferraris, RBRs, Willians, Alonso, Massa, Barrichelo, quem sabe decisão do campeonato deste ano, e com certeza uma boa corrida pra se ver.
Chuva ou sol, não importa, para os brasileiros, sem dúvida a prova mais bonita do Circo da Fórmula1.

Hummm,

Largar em frente aos boxes, fazer a descida do Sol, contornar o S do Senna, passar pela Reta Oposta,  fazer a descida do Lago, a sequência de curvas da Ferradura, Pinheirinho e Bico de Pato, Mergulho..... subida dos boxes, e cruzar a linha de chegada (os carros cruzam a aproximadamente 300 Km por hora). 

Sonho?  não, em novembro são os F1, e em dezembro somos nós. Dia 5 de dezembro tem a Ayrton Senna Racing Day, corrida de revezamento, 42 km a serem corridos em equipes de 2, 4 ou  8 atletas.

Mas, se correr em Interlagos é especial, também é difícil, asfalto mais aderente, curvas com inclinação, subidas fortes, sol e vento, tornam a corrida uma prova de fogo.
Eu e a Bia, GP Runners Mai-10
Chegada da Bia












Pra tudo isso, precisa estar bem preparado, e treinar subida, principalmente para quem esta acostumado a correr na praia, é importante.

Ilha Porchat, Serrinha da Imigrantes, lá vamos nós....  Na última quinta, à noite, teve treino de subida na Ilha Porchat, no próximo sábado tem Serrinha da Imigrantes.

É a turma do Gama começando a se preparar.

Treino à noite na Ilha Porchat (SV). Na foto faltou o Sabino, e o Jonas.













Postagens populares