terça-feira, 26 de abril de 2011

Bike x Sapatilha

Depois de uma semana tentando, sem sucesso, ajustar a sapatilha à bike, sábado encarei um treino de "pedal" na Rio Santos, e pela primeira vez utilizando uma sapatilha (emprestada pelo Gabriel) correta.

A planilha previa um treino confortável de 60 minutos, e como era meio de feriadão, para evitar principalmente os riscos da estrada, marcamos a saída de Santos às 6:30 da manhã.

O Gabriel foi de bike às 6hs, e eu de carro às 6:30hs, e nos encontramos no Posto da Polícia Rodoviária.

Ainda não foi dessa vez que consegui me sentir realmente à vontade sobre a bike. Talvez em função do trânsito da estrada, talvez por estar utilizando a sapatilha pela primeira vez, mas de fato, ainda foi um treino tenso.

No total foram 30,1 km em 65 minutos, num trajeto não muito plano, com uma subida bem forte, e onde foi possível desenvolver uma velocidade boa (a velocidade média do treino foi de 24,8km/h sendo a máxima 32,7 km/h).

No geral tudo muito bom (fora as dores no traseiro), mas com alguns "micos", como não conseguir, na subida, soltar a sapatilha do pedal, ou na descida não conseguir encaixar a sapatilha no pedal. Mas sem dúvida o maior foi fazer o retorno da estrada (a volta para a pista contrária) a pé, empurrando a bike (insegurança se consguiria fazer a curva sem cair).

Para engrenar de vez falta acertar o problema da sapatilha, e ter um pouco mais de confiança.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Big Brother Run

Para muitos, correr é um esporte individual, onde pode testar seus limites, sentir as passadas, aproveitar para refletir, ou ainda planejar. É uma forma mais competitiva de encarar o esporte, e buscar superação. Outros buscam na corrida um estilo de vida que prioriza a saúde, o bem estar, não se preocupando exatamente com o resultado ou a performance, mas com o compromisso de, ao concluir uma prova ou treino, ter curtido o momento.
(10 Miles Mizuno - 2011)

Correr em grupo é uma opção de tentar conciliar tudo isso, é correr para se divertir, e ao mesmo tempo é buscar melhor performance.  Claro que é necessário todos terem um condicionamento bem próximo, mas  o importante é ter sinergia nas ações, é saber forçar mais quando todos estão bem ,e principalmente ser mais "leve" quando a coisa tá feia.
(Bertioga - Maresias - 2010)

Talvez até se perca um pouco em termos de performance, mas ganha-se muito em motivação (quantas vezes dá aquela vontade de não ir treinar, mas só de saber que vai ter companhia pra sofrer junto, já da vontade de encarar o treino?).

Na Assessoria (Gama), acabamos de uma forma espontânea, criando nossa TURMA. Inicialmente Eu, o Arnaldo e o Jairo, depois a Silvia e o Marco (meu irmão) entraram no grupo. Não é uma panelinha, tanto que às vezes a Luiza, o Rogério, ou outro atleta da Assessoria vai conosco, mas um pessoal que se entrosou, sabe respeitar o limite do outro, e principalmente esta afim de correr mas sem deixar de se divertir.
Entre os treinos da TURMA, o longão de sábado é sem dúvida o mais "emocionante". Tem de tudo, piada, quebras, cocada, água de coco, e café na tenda no final.

Já fazemos esses treinos juntos há bastante tempo, tanto que não faltam estórias como a da , ou do Arnaldo e Mauro trocando flores na serrinha, ou dos gansos no Morro da Asa Delta. Mas teve uma que passou batida, acho que não só pra mim, e que só me liguei lendo o Blog da Yara Achoa (Revista ContraRelógio) - Post O desafio dos Achoa, que fala sobre as corridas dela e dos irmãos.

Em determinado sábado (pouco menos de 1 mês) saímos da Tenda da Gama, com destino (ida, subida e volta) à Ilha Porchat, Eu, o Marco (meu irmão), a Silva, o Arnaldo, o Jairo, e com a companhia do Rogério (que estava treinando para a Meia Maratona da Ponte). Nesse dia, diferente de outros sábados, não encontramos com muita gente no caminho, mas lembro de 2.
(Ayrton Senna Racing Day - 2010)

Na ida encontramos com o Jair (irmão do Jairo), que nos acompanhou até o emissário, e de lá acabou voltando junto com o Marco e o próprio Jairo. Do emissário, seguimos em direção à Ilha Porchat, mas, como a planilha do Arnaldo tinha uma parte com ritmo mais forte, ele acabou abrindo vantagem, e ao longe vimos que ele tinha começado a correr acompanhado.

Só quando chegamos na Ilha é que vimos que a companhia do Arnaldo era o Marcelo (irmão dele).
(10 Miles Mizuno - 2011)

O legal desse treino não foi só corrermos juntos, mas corrermos em família. Faltou só a Silvia botar a irmã dela pra correr, ai sim, teríamos nosso BBR (Big Brother Run)
Gabriel (com a garrafinha), nosso Treinador, que consegue conciliar o treino de todos, sem deixar de lado a característica individual de cada um.

Valeu galera.

Em tempo, este post era pra ser publicado no Dia do Amigo, mas perdi a data, então só foi agora.
Ok, galera, não vou treinar bike todos os sábados, vou intercalar com nosso longão (não é por vocês não, mas não fico sem a coca-cola, a bananinha ou o café do final  rsrsrsr).

segunda-feira, 18 de abril de 2011

10 Miles Mizuno - São Paulo

Plagiando o Sabino, SENSACIONAL...



Tudo no ponto certo, essa foi a Mizuno 10 Miles, ontem em São Paulo.

Com largada e chegada no Jockey Clube, tinha percurso para todos os níveis (2,5 milhas, 5 milhas ou 10 milhas), atletas no limite certo para fazer uma festa bonita e não travar quem estava afim de correr, Kit de qualidade e bom gosto (sacolinha, camiseta e squeze diferenciados por sexo), entrega do kit fácil e com uma bela estrutura de serviços (obrigadão pro Denislon que subiu no sábado e retirou todos os kits do pessoal da Gama Assessoria. Hidratação perfeita, ou melhor mais que perfeita, postos de água em distâncias inferiores a 2 km não deixaram ninguém sentir sede na manhã quente de São Paulo. Pontos a melhorar, o horário de largada (7 da manhã é muito cedo), os primeiros 500 mts que foram bem travados, de resto.... SENSACIONAL.

Da Gama fomos em 17 atletas (nem todos estão na foto), que participaram nas distâncias de 5 ou 10 milhas. A maior parte do pessoal subiu de van às 4hs da manhã, e já chegou lá no maior ritmo.
Eu, o Marco, o Arnaldo, o Jairo, a Silvia e a Alice subimos no sábado e aproveitamos um pouco o sábado à noite, uns no musical Mamma Mia, outros numa pizzaria.

Meu objetivo era não forçar, e fazer a corrida em ritmo mais leve (afinal no sábado já tinha tido treino de bike), o Arnaldo (treinando para primeira Maratona), a Silvia e o Jairo entraram no embalo do correr soft, e fizemos a prova o tempo todo juntos. Como disse a Silvia, "era nosso treino de sábado, e em treino de sábado ninguém fica pra traz". Não fosse a companhia dos 3, eu tinha ficado muito pra traz.
Correr junto com essas figuras sempre é divertido, e rola todo tipo de papo, desde o Arnaldo falando do próximo IronMan dele (próximo????), ou o Jairo e a Silvia tirando sarro da pisada de "pato" de uma corredora que ia à nossa frente. Já dentro do Jockey encontramos com o Marco, que havia largado mais forte, e acabou tendo caimbra.

O percurso muito gostoso, subidas e descidas não muito fortes, com bastante sombra, é bem seletivo, mas foi mais sofrido em função da noite mal dormida (dormir à 1 da manhã e acordar à 5hs pra correr,não é fácil). Cansativa a parte final dentro do Jockey, umas 2 milhas de terra batida, mas muito irregular.
Mais uma vez nosso grupinho cruzou a linha de chegada juntos (1h31), e depois foi só festa na Tenda da Assessoria - Gama (Marcelo e Fábio subiram à 3e meia da manhã e montaram uma bela estrutura).


Parabéns a todos que participaram dessa corrida pela Gama, aos atletas da Assessoria que ficaram em Santos com o Gabriel para participar do Campeonato Santista, e pro Rogério, nosso representante na Meia Maratona da Ponte no Rio de Janeiro.

Para fechar, café da manhã numa padoca de São Paulo.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Equilibrio possível??????

O assunto é antigo, mas sempre volta. Como conciliar família, trabalho, amigos, treinos?

Se planejar é difícil, colocar na prática então....

O plano desta semana estava perfeito, tudo enquadrado, corrida, aulas de natação, pedal, diversão, família e trabalho (afinal ninguém é de ferro).

Sábado, longão com a TURMA, mas sem cansar muito, afinal à noite tinha o Show do U2, e essa era a prioridade do dia.

Domingo, depois de uma noite mal dormida (só conseguimos chegar em Santos às 4 hs da manhã), estava previsto treino de bike, 50 minutos de rodagem.Como acordar foi difícil, o treino ficou para a tarde, e..... chuva.... Deixa o treino para outro dia.

Segunda natação e musculação, ok treino feito, acho que único pra valer desta semana.

Terça, último treino forte antes das 10 Miles Mizuno (dia 17/04), 1hora de corrida intercalando moderado/confortável, areia fofa/areia dura. Estrada cheia, atraso na chegada a Santos, e chuva e muitos raios. Até podería ter ido correr na esteira, mas.....

Quarta, musculação / spinning. Musculação ok, spinning..... bom, pouco antes da aula a Regina ligou que estava chegando de São Paulo, e a aula de spinning dançou.

Quinta, corrida (tiros). Reunião de final de tarde na empresa, demanda de novos serviços, resultado atraso na chegada a Santos, treino feito, mas muito mais leve e cansativo do que devería ter sido.

Sexta, natação, só 45 minutos, mas...... 

Novamente sábado, programação: bike. Mas, será que a transportadora vai entregar a sapatilha a tempo do treino???

terça-feira, 12 de abril de 2011

Passadas, Pedaladas, Braçadas

Agora é pra valer, Projeto Triathlon decolou....



Bike comprada, equipamentos também.

O grande desafio, começar a nadar. Apesar de Santista, e de adorar praia, não nado nada, e aprender sempre foi o desafio.

Na verdade, o desafio nunca foi apreender, mas sim enfrentar a primeira aula. A sensação que sempre tive, é de que iria pagar um grande mico.

O receio de "afundar" no meio da piscina, de não conseguir chegar do outro lado, de ficar só batendo pé com pranchinha, eram infundados.Sexta feira foi minha primeira aula, e fora a falta de preparo (a aula foi bastante puxada), tudo deu certo. Teve pranchinha, mas também teve nado (ou tentativa), além de diversos outros exercícios voltados, principalmente, a corrigir minha respiração.

Agora é seguir em frente, e acredito que com as 2 aulas semanais, logo logo estarei nadando legal.

Difícil agora esta sendo conciliar os horários: trabalho, família, natação, corrida, bike, spinning, musculação.... mas esse é um desafio pra ser ajustado aos poucos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

Benefícios da Atividade Física:

- melhoria do nível mental;
- redução do risco de morte por doenças cardiovasculares;
- ossos e articulações mais saudáveis;
- controle do peso corporal;
- redução do risco de desenvolver diabvetes e hipertensão;
- melhor funcionamento corporal e preservação da independência dos idosos;
- mais saúde e qualidade de vida.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O que é, o que é????

Que você só sabe o quanto é bom, quando perde?



Dos muitos ditados populares  o  "Só se sabe o que é saúde quando se está doente", talvez este seja o mais sábio, mas infelizmente só lembramos de como é bom estar saudável, quando estamos doentes.

Esta semana, para ajudar a lembrar de nossa saúde, temos 2 dias especiais:

dia 06 - Dia da Atividade Física;
dia 07 - Dia Mundial da Saúde;

Que cada um comemore estes dias da forma que achar melhor, mas como "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", é sempre bom lembrarmos de alguns hábitos saudáveis que ajudam a ter uma vida mais ativa e alegre:

- Alimentação adequada - você é aquilo que come, portanto....
- Higiene - cuidar de sua higiene pessoal é cuidar de sua saúde (e dos outros também)
- Descanso - descansar e dormir, faz parte da vida (passamos, ou deveríamos passar, 1/3 da vida dormindo);
- Atividade Física - praticar exercícios, pelo menos 3 dias na semana, é um hábito saudável, e contribui para melhorar nossa qualidade de vida (além de ajudar a conhecer novos amigos, a sair da frente da tv, etc...).

Além desses, outros cuidados como fugir da automedicação (consulte sempre um médico), ou dos vícios ajudam bastante.



Vamos lá, é só questão de pensar, arrumar tempo e começar a se cuidar.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Serrinha de Sábado,



Programado desde a semana anterior, neste sábado nosso treino aconteceu na Serrinha (estrada de apoio da Ecovias na Serra do Mar).

Logo cedo o grupo saiu da Tenda da Gama no Canal 5, e às 8h30 lá estavamos nós na Balança da Imigrantes, iniciando o alongamento.

Desta vez, além do pessoal que treina há mais tempo na Gama, o pessoal do Missão Possível (um grupo de pessoas sedentárias, treinado pelo Gama,  para um programa específico da Rádio Tribuna FM cujo objetivo é a participação nos 10Km da Tribuna em maio), também participou.



Esse treino, além de ter o atrativo de ser em um lugar totalmente diferente do que estamos acostumados, afinal tem o visual da montanha, da vegetação, das cachoeiras, traz o desafio das subidas. E quem treina na praia, no plano, sabe o quanto é difícil correr em subidas.


Esse é aquele tipo de treino que você sofre, mas sabe que é bom, que fortalece e que traz ganhos até mesmo para quem só participa de provas no plano.

Nosso treino na Serrinha é mais ou menos o seguinte, cada um corre por 35 ou 40 minutos, e depois volta, e ai é o legal, cada um consegue fazer o treino dentro seu perfil, mas sempre se desafiando para ir mais longe do que da última vez.

O percurso tem, na ida, 12km basicamente de subidas (cerca de 200m de ganho de altitude em 5km de percurso), e na volta só descida (fora uma bela parede que tem no meio dessa descida).

O máximo que o pessoal (Arnaldo, Silvia e Jairo) atingiu foi 6km na ida, uma grande melhora em relação ao nosso último treino lá. Meu treino foi de 9,95km em 1h06, considerando ida e volta.

Mas, se na ida o trabalho de fortalecimento é grande, na volta, as descidas ajudam a aperfeiçoar a cadência, dando impulso à velocidade (onde mais eu consigo fazer 4:20 por km?).

Isso tudo dura perto de uma hora de treino, e no final organizamos um gostoso café da manhã na montanha (nada light), com bolo, suco, pão de queijo, além de frutas.

O importante desse momento é a confraternização do pessoal, das estórias que aconteceram durante o treino (a cobra que a Silvia viu e quase picou o Jairo, ou a garrafinha que o Arnaldo escondeu).

Este valeu, especialmente, pela integração com o pessoal da Missão Possível.

Postagens populares