quarta-feira, 29 de junho de 2011

Simuladão pra Domingo

Domingo participo da minha primeira competição envolvendo bike, o Eco Duathlon da Bertioga, com 2km de corrida, 8km de bike + 2 km de corrida.

A primeira impressão, para quem corre meia maratona, e pedala em treinos mais de 30km, é que a coisa é fácil, mas....


Bom, domingo passado, também como preparação para essa prova, fiz um treino de transição, com 18km de bike e 10 km de corrida, e realmente não foi complicado, só que, tudo no asfalto, e utilzando uma bike speed.

Ontem à noite, até pra sentir realmente a dificuldade, fiz um simuladão da prova na praia de Santos.

Cenário do treino : Temperatura... muito frio, areia bastante molhada, muita gente jogando bola na praia.


O treino, 2km de corrida (Gonzaga até a Tenda do Gama no Canal 5), apesar de ter aquecido pouco, deu pra fazer uma média de 5min / km.

Tenda do Gama, transição da corrida para bike (montain bike), copo d'água, e lá vou eu pedalar.

Díficil, pedalar na areia é muito cansativo, ainda mais tendo que toda hora diminuir o ritmo para não atropelar nenhum jogador de futebol. E com a maré mais alta, durante o trajeto passei por muitas áreas de água. Feito os 8km com ritmo médio abaixo de 3min/km.

Novamente Tenda do Gama, larga bike, e mais 2km de corrida. Ai, pega, é estanho correr depois de pedalar. A frequência do pedal é mais alta, e correr em seguida é muito estranho, consegui me ajustar já com 500ms de corrida. O pace médio desse segundo trecho de corrida foi de 5min10seg/km.

Dá para baixar um pouco o tempo total, mas as condições certamente não serão melhores do que as que enfrentei ontem no simulado, principalmente porque a previsão é de chuva.....

sábado, 25 de junho de 2011

Sábado de Longão e de Festa



Este sábado foi diferente, dia de longão de corrida, e não de treino de bike, dia da 1a Maratona SENSACIONAL de Santos.

Seguindo a planilha, 18km  de corrida, confortável, no sábado, e 30 km, leve, de bike no domingo. O objetivo, nessa fase final de preparação para a Meia do Rio, foi de forçar um pouco mais na corrida de sábado, e usar o treino de bike, no domingo, como recuperação.

O que poderia ter sido um treino cansativo e desgastante, acabou sendo um treino diferente, e bastante divertido, tanto que acabei fazendo 20km, e não os 18 previstos.

Se logo cedo o dia já prometia ser mais quente que o de costume , durante as 2hs do treino o tempo mudou, ventou e esfriou, e correr ficou mais leve. 

Além da ajuda do clima, hoje teve o desafio dos 42km com o Marcelo e o Sabino (1a Maratona SENSACIONAL de Santos), que acabou mobilizando todos os atletas da Gama, que acabaram ajustando o treino e acabamos correndo boa parte do tempo juntos.

A brincadeira do desafio foi SENSACIONAL, ao todo foram 3 voltas entre o canal 6 e a Ilha Porchat, sempre com o Sabino e o Marcelo sendo acompanhados por um grupo de atletas da Gama, e por uma unidade móvel da Tv Tribuna que gravou tudo, e em breve deve usar o desafio do Sabino em um programa sobre Saúde e Qualidade de Vida.

Parabéns para o Prof. Marcelo por sua 1a Maratona, e para o Sabino por ter completado mais esta.

Abaixo algumas fotos da festa de hoje.







sexta-feira, 24 de junho de 2011

1a Maratona "SENSACIONAL" de Santos





É isso, amanhã temos uma Maratona em Santos, 


Uma maratona diferente, poucos participantes, sem chip, sem portal de chegada, sem sirene na largada, mas uma maratona de pouco mais de 42km (aproximadamente 3 voltas entre o canal 6 e a Ilha Porchat), com largada às 6hs30 da Tenda do Gama no Canal 5, e muita amizade, e companheirismo.


A ideia é acompanhar nosso colega Renato Sabino na sua  maratona particular. No último domingo em função de um falecimento na família ele não pode participar e completar sua 2a Maratona.


E quem nunca passou por isso?  Treina...., treina...., treina mais ainda, e na véspera da prova... Um acontecimento nada agradável muda tudo, te impede de participar e te deixa meio pra baixo...


Mas com o Sabino a coisa é diferente, de imediato já organizou sua maratona, combinou com o Marcelo e o Gabriel, do Gama, convidou os amigos, e lá vamos nós.... cada um correndo um pouco, acompanhar o cara.


A brincadeira vai ser gostosa, bate com nosso treino mais longo para a Maratona e Meia do Rio, coincide com o aniversário do Sabino e do Marcelo, ou seja.... sabadão de muita alegria e festa na Tenda.


Como diz o Sabino "SENSACIONAL!!!!"  PRA CIMA DELES CAMARADAS



domingo, 19 de junho de 2011

Treino nota 10


Depois da quebradeira do último final de semana, este foi muito bom, treino de bike na Rio-Santos sábado e transição bike-corrida no domingo.

O treino de sábado foi ótimo, 7 da manhã já estávamos (Eu, Marco e Gabriel) em frente à Polícia Rodoviária, na Rio-Santos para um treino de uns 35 km com bastante subida. Tempo seco, bastante frio, sol e vento, e depois de pouco mais de 1 hora já estávamos de volta ao ponto de partida. 

No domingo, dia do Campeonato Santista, oportunidade de fazer o primeiro treino de transição pra valer.

Saída de casa às 7 da manhã, passada rápida na Tenda do Gama (na área da corrida) pra deixar equipamento da corrida (tenis, camiseta, I.Pod), e partida para primeira parte do treino: 50 minutos de bike na Perimetral. Sem forçar muito deu pra fazer 16km, e voltar para a Tenda antes da largada da corrida.

Trocar a sapatilha pelo tenis, a camiseta de ciclismo pela de corrida, colocar I-Pod, aproveitar que o pessoal do Gama estava iniciando alongamento, e ... alongar junto.

E, lá vou prá 2a parte do treino: 10km de corrida (Corrida dos Bombeiros - 3a Etapa do Campeonato Santista).

A ideia era fazer leve, sem forçar, só pra completar. Larguei la no fundão, com bastante trânsito, mas o primeiro Km foi abaixo de 6min. No 2o, com a coxa ainda "meio travada" pelo treino de pedal, deu pra forçar um pouco e fechar na faixa de 5:30 km por minuto. Dai prá frente, apesar do tempo seco e quente, resolvi experimentar e forçar um pouco, e como resultado fechei os 10km em 53 minutos. Bom??? muito, o esperado era fazer próximo a 1 hora.

Saldo do dia, 16km de bike, 10 km de corrida, tempo total de treino: pouco mais de 1h40min.

Nada como uma semana depois da outra, a passada foi um fiasco, esta (mesmo roubando um pouco nos treinos do meio de semana) muito boa.

Agora partir para a próxima, e me preparar para os próximos desafios (EcoDuatlon e Meia do Rio).

sábado, 18 de junho de 2011

Amanhã tem Santista, mas com bike.....


Vamos ver no que vai dar.... mas depois do treino de 32 km de bike hoje na Rio-Santos, e com muita subida, amanhã tem meu primeiro treino de transição (bike - corrida).

Depois da quebradeira do último final de semana (A Pedra no caminho), resolvi pegar um pouco mais leve, e esta semana, sem drama de consciência, abri mão de alguns treinos e aproveitei para relaxar um pouco.

Na segunda, natação e musculação, na boa, mas treino completo, já na terça, o treino de corrida foi substituído pelo Show do John Pizarelli (boa música, boa companhia). Quarta feira??? bom, tinha musculação e spinning, mas também tinha Santos na Libertadores... resultado do treino, só musculação. Na quinta, sem cansaço um belo treino de corrida, com tiros (até que foi gostoso, a noite estava bonita, o tempo bom). Sexta feira, treino de natação substituído por uma boa noitada gastronômica.  

No sábado o treino de bike foi na Rio-Santos, com 32km e boas subidas. Sete da manhã já estávamos lá, eu o Marco e o Gabriel, friozinho gostoso, sol, vento e belo visual da estrada. Ainda tem muito pra melhorar, mas pedalar já esta ficando menos tenso, mais prazeroso (mesmo com os caminhões passando do ladinho), e as subidas menos estressantes.

E pra fechar a semana, amanhã tem o primeiro treino de transição, com 50 min. de bike, seguido pelos 10Kms de corrida da Prova dos Bombeiros (Campeonato Santista de Pedestrianismo). O bom é que os o dois treinos devem ser feitos de forma confortável, sem forçar e sem quebrar...

Tudo como preparação para os próximos desafios ..Ecoduatlon (Corrida-bike-corrida) e Meia Maratona do Rio.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A pedra no caminho,

É engraçado, quando tudo parece ir bem, quando parece que tudo esta se encaixando, e que você até esta voltando a correr com mais vontade.... aparece aquele treino, e ai...

Bom, os últimos 03 meses, em função do stress de algumas demandas profissionais, dos treinos de bike e aulas de natação, se por um lado foram ricos em desafios, também foram bastante cansativos, seja fisicamente ou mentalmente.

Mas se de fevereiro a maio a coisa foi feia, em junho tudo estava correndo, e correndo mesmo, melhor.

Os treinos de corrida mais produtivos, voltando a fazer o km na faixa de 5min10seg. Na bike os primeiros treinos de subida pra valer, e nas aulas de  natação, fôlego suficiente para fazer 50 ms sem dar uma paradinha.

Até que.... aparece aquela pedra no caminho, e um final de semana mostra que nem tudo vai bem no Pais de Alice...

Natação na 6ª feira, quebrei com 30 min de treino, e nem era tão forte assim. Corrida no sábado, quebrei no km 10, o treino completo era de 14 kms. Bike no domingo, prá não dizer que quebrei, abreviei o treino em 5k (fiz 25 km, na planilha devia dar uns 30 km), e ainda por cima cai no final do treino....

Ok, foi apenas um final de semana, mas que baixa o moral, baixa.

Vamos ver esta semana

Postagens populares