quinta-feira, 28 de julho de 2011

Treino da Semana


Depois de uma uma semana de férias, e treino "meia boca" (retorno leve depois da Meia Maratona do Rio), na última terça feira (26/07) , A TURMA, meio desfalcada (Marco machucado depois de um jogo de tenis, e a Silivia aproveitou o sol pra correr pela manhã) se reuniu na Tenda do Gama para realizar um treino de rodagem recuperativo.

Nossa planilha (Eu, Jairo e Arnaldo) marcava 55 minutos leve, frequência cardíaca abaixo de 145 bpms, mas, até pela folga da semana anterior, parecia que o treino não ia rolar da forma correta. Não sei se porque o papo estava animado, ou se pela noite gostosa, mas foi um treino muito gostoso, e onde o mais difícil aconteceu, manter o ritmo leve e a frquência baixa.

Treino dia 26/07

Na quarta, natação e musculação, e uma surpresa.... Teste na natação.

Nem fazia idéia de que iria acontecer, mas o treinador resolveu, fazer uma provinha para testar meu desenvolvimento. No tempo estipulado, 12 minutos, consegui fazer 350 ms (14 chegadas). Esse resultado, a meu ver, não foi tão ruim, afinal comecei do "zero absoluto" faz menos de 3 meses.

Hoje corrida, combinando treino leve com tiro progressivo. Amanhã natação, mas depois do teste de ontem a previsão é de que seja bem leve.

Sábado, se São Pedro ajudar, 40 Km de Bike, + 6 km de corrida......

E à partir da próxima semana, preparação para a Corrida das Torres (corrida rústica de 12 km em Bertioga), e para o Revezamento Bertioga Maresias.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Correr com os AMIGOS faz você Feliz?


Longões de sábado, intervalados do meio de semana, tiros na praia à noite, sem falar na bananada ou na cocada,

Viagens para participar de competições em São Paulo, Rio ou Paris,

Happy-Hour sexta feira (quando não tem corrida no final de semana),

Festinhas na Assessoria Esportiva para comemorar desafios vencidos,

É, tinha que dar nisso...

Pra responder ao slogan da Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar, vem ai a equipe GAMA 1,

Alice, Emilia, Luiza, Silvia, Arnaldo, Jairo, Marco e Mário









A Meia do Rio


O grande dilema do último final de semana foi, ir pro Rio e passar o sábado comportado no Hotel, descansando e se preparando para participar da Meia Maratona, ou, aproveitar a cidade, a companhia dos amigos, e fazer a corrida em um ritmo mais confortável???


Se São Pedro ajudasse, até teria sido possível curtir a cidade e correr, mas, o Santo mandou a neblina antes da hora, e o sol e calor exatamente na hora da corrida.

Sábado o Rio amanheceu sob forte nevoeiro, nosso voo (Eu e o Marco), que estava programado para chegar no Santos Dumond antes das 11 hs, conseguiu aterrizar já passava das 13hs30, com isso o café da manhã na Confeitaria Colombo, com o pessoal do Gama (chegaram no Rio na 6a feira), acabou virando um almoço no Aplazivel (Santa Tereza).

Sorte que o pessoal da Gama (Marcelo, Adilson, Jairo, Arnaldo, Silvia, Alice, Emília e Adriana) foi na 6a, senão o stress para retirar o kit teria sido maior ainda.


Ainda no sábado, depois de curtir um por de sol, sem sol, no Arpoador, rolou um jantar de massas, com a companhia do pessoal do Gama e da Cargill, no tradicional La Fiorentina, no Leme.


Domingão, levantar da cama às 5 da manhã, e ir direto pra Praia do Pepê, esperar pela largada da Meia. Pequeno atraso e lá vamos nós, debaixo de um céu lindo, e com a promessa de muito sol, fazer os 21,18 km pelo Rio.

Nos primeiros kms, consegui seguir meu planejamento, e ficar numa média de 5,45 min por km, fora um copo d'agua, que alguém derrubou no meu pé esquerdo, tudo estava dentro do previsto. As subidas dos kms  1, 2 e 6 foram feitas sem problemas, até de forma fácil (até mais fácil do que nos treinos).


No Leblon, próximo ao km 10, o pace médio conforme havia planejado, estava em 5:29,  até que no km 12 comecei a sentir uma bolha de água (provavelmente resultado do tênis molhado pelo copo d'agua). Mas chegando em Copacabana, a bolha começou a incomodar mais, e o sol a desgastar mais ainda,  resultado, começou a doer tudo, e entre pequenas caminhadas e corridas, o pace foi caindo e fechei com 2hs de prova.

Valeu a corrida, mesmo estando acima do meu tempo de outras meias (a melhor NY em 2008 com 1h54), baixei 8 minutos em relação ao Rio no ano passado.

Fora o deslumbrante visual do Rio, a corrida reservou alguns momentos muito interessantes, como a passagem pelo Túnel do Joa

Parabéns aos amigos do Gama e da Cargill, que completaram mais este desafio.

Parabéns especial para os amigos Arnaldo e Cláudia Ruas pela Primeira Maratona. E para os amigos Vilela, Yeda e Junior por mais essa.


Pra comemorar mais este desafio vencido, terça teve festa na Tenda do Gama, com entrega de Troféu para o Arnaldo por ter completado sua primeira Maratona.




terça-feira, 12 de julho de 2011

Correr no Rio...


Domingo tem a Maratona e Meia Maratona do Rio, isto é, se a CET - Rio, e as tampas de bueiro deixarem...


Seguindo o exemplo do que já havia acontecido na Golden Four Asics - Rio (inversão dos locais de largada e chegada), a CET - Rio,  um ano depois de liberar a Family Run para o sábado, resolveu voltar atras, e só permitiu que a corrida fosse realizada no domingo, junto com a Maratona e Meia Maratona.

Quem fez inscrição para a Maratona ou Meia, e para a Family Run,..... que se vire.

Para os corredores, agora, além das preocupações normais da corrida, como treino, alimentação, vestuário, suplementos, temperatura (previsão de sol e calor), e com a viagem (vôo, hotel, etc..), fica o risco de na última hora a CET determinar inversão de locais, ou até inviabilizar a corrida.

Quanto aos bueiros, a foto acima (Estadão), diz tudo,... melhor passar longe.

Bom, se tudo der certo domingo estaremos no Rio.

domingo, 10 de julho de 2011

Final de Semana de frio e treino forte

Frio, muito frio

Rio-Santos, sábado antes das 8 da manhã - neblina e frio

Sábado, quando cheguei na Rio Santos pro treino de transição o termômetro do carro marcava 8C... Fora do carro parecia menos ainda...

Programação, aguardar o Gabriel e o Vilela que vinham pedalando, e o Marco que também vinha de carro.

Todos lá, começar foi difícil....  Gabriel e Vilela saíram pra um "pedal" mais longo e forte, Eu e o Marco pra um treino mais confortável - 2 voltas começando na Polícia Rodoviária até antes da subida pra Bica (15 km por volta).

Se parado o frio congelava, imagina pedalando... Nos trechos onde as morros fazem sombra na estrada a coisa foi feia, a sensação dos dedos das mãos e pés congelando não foi nada boa.

As 2 voltas eram pra ser feitas de forma confortável, e assim foi, com média de 23km na primeira, e 26 na segunda. (http://connect.garmin.com/activity/97968900).

Depois de 1:13min de pedal, trocar a sapatilha pelo tênis, tirar o manguito da camiseta (temperatura mais gostosa), e partir para 8 Km de corrida.

Os 8km de corrida viraram 8,8km, com pace médio de 5min25seg por km. Considerando o cansaço da bike, os sobe e desce do percurso, foi até muito bom. (http://connect.garmin.com/activity/97968889).

Final de treino com 2 hs de atividade...

Domingão, menos frio, e com  um belo sol, longão leve (15 km). Pra garantir que não passaria mais frio, comecei o treino ao meio dia, mas não adiantou muito, mesmo com sol e temperatura de uns 15C, o vento de beira mar não ajudou muito. Mas, independente do vento, temperatura ou sol, parei com 12 km. Minha coxa parecia que ia explodir (resultado da natação de sexata e do treino de sábado).

Pra esta semana, treino só até quinta, depois descanso, vôo pro Rio, e a Meia Maratona do Rio no domingo.

sábado, 9 de julho de 2011

Do Pepê ao Flamengo,

Não há nada igual, visual lindo.Sem dúvida um dos percursos mais bonitos, dos que já corri, do Brasil.


É minha segunda participação lá, em 2010, a coisa foi feia....

Se por um lado, uma infecção intestinal 2 dias antes da corrida, tirou qualquer expectativa de fazer um tempo legal, por outro, possibilitou curtir o belo visual (especialmente na Niemayer).

Este ano o cuidado com a alimentação esta sendo redobrado, afinal gato escaldado tem medo de água quente.

Já os treinos, apesar do frio que tem feito em Santos, vão muito bem.

Ontem, 20hs30, uns 12 graus, vento, e lá estavamos nós...

10 minutos confortável, 4 tiros de 4 minutos moderado por 2 minutos confortável, mais 20 minutos confortável.

Resultado, treino tranquilo e bem feito. Não sei se é resultada da nova dieta determinada pela nutricionista, se pelo clima mais frio, se pelo melhor condionamento obtido com os treinos de bike e natação, mas estou cosneguindo imprimir um ritmo mais forte e com menos cansaço.

Esta semana ainda tem natação hoje, bike (45 km) + corrida (7km) amanhã, e 15 km de corrida leve no domingo.

Vamos lá, afinal, se o inferno astral (a corrida é uma semana antes de meu aniversário) não atrapalhar, no Rio tudo indica que posso conseguir meu PR em Meia Maratona.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Elo Fraco

Os Consultores de Recursos Humanos tem uma máxima que diz mais ou menos o seguinte, uma equipe é tão forte quanto seu elo mais fraco, ou seja, não adianta ter 10 Pelés e um bola murcha, o time vai afundar.

É, vivenciei isso hoje no Eco Duathlon da Bertioga.

Voltando ao começo do dia.

A prova começava às 10:30hs na Praia do Indaiá em Bertioga, combinamos de nos encontrar (Eu, Marco, Gabriel e Denilson), às 8hs em frente à estatua do Pelé no Canal 5 com Epitácio Pessoa.

Tempo feio, chuva à vista, bikes nos carros, e lá vamos nós, depois de algumas dificuldades de encontrar o local exato da prova, finalmente conseguimos encontrar com o Adilson e o Rodolfo, e o ponto de largada.

Expectativa grande, afinal era nossa primeira participação em uma prova de biathlon, e São Pedro não estava nada afim de facilitar.

Chuva, vento, maré alta, tudo para facilitar nossos 4km de corrida e 8km de bike.

Largada dada, e lá vai o pelotão (cerca de 50 participantes) para os primeiros 2km de corrida, em ritmo forte. Bastante forte mesmo, meu primeiro km foi em 4min40seg (com vento contra), e ai percebi que a organização falhou na marcação, e os 2km viraram 2,6km. O 2o Km foi feito em 5min05seg, e os 600 ms (bônus da organização em ritmo de 4min50seg).

Excelente, para quem imaginava fazer os 2km iniciais em 11 min, conseguir fazer os 2,6km em 12 minutos, e em segundo na faixa etária...

Transição, pega bike para os 8km de pedal, começa a pedalar e..... O elo fraco, lá de cima, mostrou que existe. A corrente da bike arrebentou....

Frustração... porque essa corrente aguentou o treino de terça feira (mais forte do que a prova), e me deixou na mão, ou melhor a pé.

Mas, se ficou a vontade de completar a prova, e quem sabe subir no pódio, ficou a satisfação de ver o Gabriel, o Adilson e o Marco, todos do Gama receberem o troféu no pódio.

Postagens populares