segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ajustando o caminho,

Nada é estático, nada é definitivo, mudanças acontecem, e ajustes são necessários.

No início do ano, a previsão era começar natação e ciclismo, mas não participar de nenhuma prova nesses esportes, mas.... você começa a treinar e ai bate a vontade de fazer um teste, ver a evolução...

Natação ainda não esta na hora, mas ciclismo fiz uma prova em julho (que não conclui porque estourei a corrente da bike), e acompanhei (sem participar) o Gabriel no Desafio de Campos. E nessa realmente, apesar do alto grau de dificuldade, deu vontade de participar.

E... feita inscrição para a 3ª Etapa da COPA VO2 DE CICLISMO, Desafio da Serra de Campos, em Novembro. Prova nada fácil..... percurso de 50km, boa parte subida, saindo de Santo Antonio do Pinhal e chegando a Capivari em Campos do Jordão. Na última, a que acompanhei o Gabriel, boa parte dos atletas caminharam carregando a bike.

Além dessa nova invenção, com a decisão de fazer o último trecho (Serra de Maresias) do Revezamento Bertioga Maresias, o desafio do 2º do Semestre ficou mais forte, e totalmente fora das minhas características de corrida (detesto subida, e lá serão 10,8 km com 3,5 km de subidas).

Para ajustar essa nova demanda, com as dificuldades metereológicas (todo sábado, justamente o dia do treino de ciclismo em estrada, tem chovido), conversei com o Gabriel, e esta semana começamos uma nova etapa de treinamento, aumentando um pouco o aeróbico, e diminuindo a musculação.

A partir desta segunda-feira, tem spinning 2 vezes por semana, musculação diminui 1 dia, corrida mantém os 3 dias (mas um pouco mais curtos e com mais foco em subidas), natação 2 dias, no sábado (se São Pedro ajudar) tem ciclismo na estrada, e domingo tem descanso (mas se o tempo estiver bom, tem rodagem leve de bike).

O esperado é fazer Bertioga Maresias sem sofrer muito, e principalmente conseguir terminar o Desafio da Serra de Campos (mesmo que precise empurrar a bike um pouco).

Totalmente fora desse foco, sábado agora, para descontrair e sofrer um pouco, tem a Corrida das Torres, prova rústica, em Bertioga, com 12 km de asfalto, terra, lama, morros, passagem por dentro de cachoeiras. A proposta é de Eu, a Silvia e o Arnaldo (os 3 que farão o trecho final de Maresias pela Gama), fazermos juntos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Piquenique na Serra



Bom dia a todos.....

Polemica do dia: o que cada um vai levar pro " piquinique " na serra ?
Tem sobrado muita coisa, então ou uma bebida ou algo comestivel (calma .....) .

Esta aberto o fórum

O Título é do Arnaldo, e foi roubado do e-mail que ele enviou hoje logo cedo. O assunto vai além de um piquenique, passa por um treino diferente, mas principalmente mostra um outro lado da corrida, das amizades feitas, das brincadeiras, das provocações, da sinergia, da competição saudável (onde todos querem melhorar sem necessariamente chegar na frente dos outros).

Amanhã é dia de treino especial no Gama, treino na Serrinha (estrada de Apoio da Imigrantes), vai um grupo grande, 2 professores, estrutura da Gama Assessoria. Pra mim desta vez, um treino mais do que diferente, é primeira vez que vou pedalar por lá , e depois correr.


São cerca de 6 kms de subidas fortes, com bela paisagem, asfalto bom, praticamente sem carros passando, cachoeiras gostosas, e na ida, no finalzinho, encosta na pista de descida da Imigrantes. Tudo isso no meio da Serra do Mar, bem embaixo do principal viaduto da Imigrantes.

O importante da manhã desse sábado é o treino? Claro, faz parte da preparação para a Corrida das Torres (próximo sábado), e principalmente para o Revezamento Bertioga Maresias, mas o gostoso é o "piquenique" no final, sempre exagerado nas comidas e bebidas, mas na medida certa nas conversas, brincadeiras e estórias de cada um durante o treino.

Amanhã é dia de contar, para quem esta indo pela primeira vez, do dia em que o Arnaldo saiu do mato com um punhado de flores (o resto da estória fica prá próxima), ou do dia em que a Alice e a Emília erraram o caminho, passaram direto e deixaram todo mundo preocupado e esperando para o piquenique. Depois dessa última, a DERSA até inaugurou uma Placa na Serrinha.


E já que hoje estou aproveitando os e-mails, o Amigo Ezequiel Jr reapareceu, pra você e pra Claudia, boa corrida em Paraty.




.

domingo, 21 de agosto de 2011

Reinventando o treino



Faz parte do domingo, antes da fatídica musiquinha do Fantástico, ou ainda da terrível aparição do Faustão na Tv, entrar no site do Gama e buscar a programação de treino da próxima semana, e na sequência dar uma olhada no site de metereologia e ver se São Pedro vai ajudar.

Nessa última semana tudo parecia "bater", dia de treino outdoor (corrida e ciclismo), tempo bom. Dia de treino indoor (musculação, natação e spinning) possibilidade maior de chuva.

E a semana aconteceu, com dias de vento, dias de neblina (tava dando pra se perder na areia da praia), dias bem quentes, ou nem tão quentes. De segunda a sexta tudo ok, treino feito, planilha cumprida (ou seria comprida mas cumprida?), com seus tiros em areia fofa, circuito, subidas, braçadas e pedaladas (mas só as do spinning).

Sabadão dia de bike, treino de transição (40 km de bike + 6 km de corrida) na Rio-Santos.

Noite de sexta, 11 da noite, tudo combinado com Marco e Gabriel. Horário, carro,  local de encontro acertado, coisas ajeitadas na sala pra facilitar a saída, e.... às 5 da manhã, São Pedro aprontou, vento,  e a noite que começou bonita, virou uma manhã chuvosa. Esquece, vira de lado e volta a dormir.

Ai vem o drama de consciência, quer fazer Serra de Maresias, quer fazer Desafio de Campos, tem que treinar, e muito. Olhadinha no Facebook, ainda na cama, e.... todo mundo, independente do tempo, e do lugar, seja em Sampa, Santos ou BH, se preparando pra sair e correr.

Bom já que bike na chuva não dá, hora de reinventar e... sair pra correr. Antes de sair nova olhada no face, e.. Murilo e Carolina (de Sampa), outro casal louco por corrida, na dúvida, sai da cama e corre, ou volta pra cama e dorme. Mensagem de força pros 2, e vamos lá encontrar o pessoal na Tenda do Gama, e tentar fazer algum treino.

De casa até a Tenda na praia, são 300 ms, mas o suficiente pra voltar a dúvida, sou louco? que faço eu aqui com esse frio e chuva?

Na Tenda mais alguns loucos (Marco, Arnaldo, Silvia, além do Gabriel, Marcelo e Fábio), e novamente o vai ou não, depois de quase meia hora de contemporizações, sobre vento, treino, loucura, lá vamos nós, Eu, os 3 primeiros do parenteses anterior, mais o Gabriel (Treinador).

Plano de corrida, Eu, Arnaldo e Silvia - 17 km com 2 subidas na Ilha Porchat, Marco (se recuperando de lesão) e Gabriel, ida e volta ao Emissário Submarino. Combinado, treino leve, mas como combinado não é contratado,  a dor do Marco voltou e o Gabriel resolveu nos acompanhar... O leve, virou confortável, logo passou a moderado, e só não ficou forte porque o vento era contra.

Se a ideia era um pace de 6,15min por km no plano, o treino ficou quase 1 minuto, por km, mais rápido. E nas 2 subidas bem melhor do que havia sido pensado.

Reclamações, dos três, à parte (afinal a gente acaba se acomodando), o treino foi mais forte que o previsto, e o que parecia impossível (desde sair da cama até enfrentar 2 vezes a subida da Ilha), foi feito de forma legal.

Na volta pra casa, nova olhada no face, e.... todo  mundo desistiu da cama e treinou, Carol e Murilo na USP, Marcelo Freire no Villa Lobos, Fabinho no Ibira.....  Tudo louco!!!!!

Agora resta esperar o próximo sábado e ver se da pra pedalar.

OOPS, em tempo, depois do treinão da manhã o frio e chuva foi o clima ideal pro Queijo e Vinho que o grupo tinha programado para a noite de sábado.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Desafio ou INSANIDADE ?????

Incrível a capacidade, ou necessidade, que temos de criar problemas...

Até início do ano, correr 02 Meias Maratonas era meu objetivo para 2010. Não existia nem a preocupação com o tempo, o importante era curtir a Meia de Paris e a Meia do Rio. Ai, surgiu a idéia de praticar standup, mas para isso é necessário saber nadar.... Bom, de nado.... eu sou nada.... então vamos aprender...

Pensamento seguinte....bom, já que vou aprender a nadar, por que não comprar uma bike, e colocar como objetivo para 2012 participar de um short triatlhon????

Ok, bike comprada, mas precisa treinar.... ok, passa o treino de corrida de sábado para domingo, e pedala no sábado (às 6:30 da manhã).

Mas e a natação? não precisa só aprender, precisa treinar.... espreme as horas de folga, estica os dias da semana e.....

Resultado final, atividade física de segunda a domingo, com mais de 1 hora de duração. Fora tempo de deslocamento...

Tudo isso em um cenário onde, pra trabalhar preciso subir a serra (pelo menos 3 horas/dia de estrada), e acordo por volta das 5:30hs e não chego em casa antes das 19:30hs... Ou seja, os treinos nunca se iniciam antes das 20 hs, e nunca terminam antes das21:30hs (afinal depois do treino tem o bate papo com os amigos)...

E a família, os amigos???? Fácil, estica a noite até 1 da manhã... Aproveita a noite de sexta, sem esquecer que tem bike (na Rio Santos) às 6:30 da manhã de sábado, e vai pra "balada" com família e amigos.

Ai o Gabriel, só porque no último sábado, no teino de bike, subindo uma serra minha perna travou (resultado de um treino forte de natação na noite anterior, sorte que ele deu uma empurrada no resto da súbida), diz que eu preciso descansar e dormir...

Não fosse tudo isso, e voltando ao início, hoje na brincadeira inventei um novo 'PROBLEMA", me propor a, no Revezamento Bertioga Maresias, correr o trecho de Maresias....












segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Na batida perfeita


Pior do que fazer tiro, ou longão, é conseguir manter uma frequência cardíaca baixa nos treinamentos.

Todo início de nova fase de treinamento é o mesmo sofrimento... Treino leve com frequência cardíaca abaixo de 145 bpms.

Resultado, os primeiros kms são tranquilos, é fácil controlar a passada com base nos frequencimetro, mas depois da metade do treino... quem manda é a perna e ela acaba ditando um ritmo mais forte e mais próximo do tempo de corrida, e o frequencimetro dispara.

Depois da Meia do Rio, e como preparação para as próximas etapas (2º Semestre), entrei novamente nessa fase de início do treinamento, e nas 2 últimas semanas o forte do treino de corrida tem sido Treino Leve. Exceto na última quinta feita que tinha 6 tiros, o resto todo leve, e tenho acompanhado, não durante a corrida, mas com base nos gráficos do GARMIN, os batimentos, e qual tem sido a surpresa.... Tudo na batida perfeita.

Semana passada nos treinos leves, com velocidade quase constante, oscilou entre 142 e 145 bpms, na quinta feira mesma coisa (nos tiros chegou a 161), mas a surpresa maior foi ontem, mesmo sendo treino leve, acabei, para testar, acelerando um pouco (comecei com pace de 6,10min, e terminei com 5,35 min o km), e o coração?????   manteve um gráfico bonito e sem oscilações.




Resultado do que?  da natação, da bike? da nova dieta? Não sei, talvez do conjunto.

Agora fica a dúvida, o que fazer com essa evolução? Tentar voltar a ser um sub 50? Tentar uma maratona???

Postagens populares