quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Treino dos Outros



Neste caso, mais especificamente o do Marílson Gomes dos Santos.


No último domingo, na Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar, enquanto aguardava, em meu posto de troca, para iniciar meu trecho na corrida, tive oportunidade de ver o Marílson passar, ou seria voar,  na “subidona” da Av. Professor Ascendino Reis.

Raramente tenho oportunidade de ver o Marilson, ou outros de ponta correndo, afinal eles largam na elite, e cruzam a linha de chegada bem antes de mim. Talvez na hora da minha chegada eles até já tenham tido tempo de tomar banho, café....

Na hora que ele passou, fiquei pensando, qual seria o treinamento dele, e por coincidência,  ontem o Blog Senta a Bota publicou o treino do Marilson para esta semana.

Numa brincadeira meio insana, resolvi comparar o treino dele com o meu (sem pretensões):

Dia
Marilson
Mário
2ª Feira
12 km a 3’35”
40’ musculação + 50’ spinning
3ª Feira
10’ alongamento +20’trote + 15’ alongamento + 4 arrancadas de 50 mts + 3 séries de 12 tiros de 400 mts em 63” (intervalo de 1’30’)
Corrida 10’ confortável + 30’ areião + 10’ confortável (aproximadamente 9 km)
4ª feira
15’ alongamento + 1h30’ rodagem (25’ livre + 40’ a 3’/km + 25’ a 3’35”/km) + 15’ alongamento. A tarde + 50’ a 3’15”/km
45’ natação + 50’ spinning (faltei na natação porque cheguei tarde em Santos)
5ª feira
10’ alongamento +15’ trote + 30’ musculação +30’ corrida leve + 10’ alongamento. A tarde 12 km em ritmo de 3’15”/km
Corrida 50’ confortável com 2 subidas no Morro da Asa Delta (até a escola) este é ferrado
6ª feira
Não foi publicado
50’ natação
Sábado
Não foi publicado
Ciclismo 35 km com subida de 02 serrinhas 2 vezes (Rio Santos)
Domingo
Não foi publicado
Descanso



Conversando com o Gabriel Lotfi, meu treinador no Gama Ass. Esportiva, ele comentou do tempo em que o Marilson estava por aqui (a esposa dele é de Cubatão), e dos treinos que ele fazia, mas lembrou que além da genética (privilegiada), depois do treino tinha fisioterapia, almoço, descanso, e ele certamente dormia bem.

Certo que as diferenças são muitas, desde idade, peso, rotina profissional, mas valeu a brincadeira, de comum encontrei apenas as 4 primeiras letras dos nomes.  
O que posso efetivamente aproveitar do treino dele, os educativos e o alongamento que detesto fazer, mas devem dar algum resultado...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O que faz você feliz?

Domingo de Virada Esportiva e da Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar. Cerca de 35 mil participantes divididos em equipes de 2, 4 ou 8 corredores. Toda essa gente correndo no pequeno espaço geográfico próximo ao belo Parque do Ibirapuera.  

O bonito da prova não é só o lugar (o Parque encanta quem vai lá com menor freqüência), não é só a diversidade de corredores (desde um Marilson, passando por pessoas com idade bem avançada, ou ainda pessoas bastante obesas), ou o visual da corrida (em alguns trechos as pistas ficam paralelas e você pode ver pelo menos faixas de atletas em etapas diferentes da corrida), mas a integração entre as pessoas (que às vezes trabalham em uma mesma empresa, e tem ali uma oportunidade de se conhecer melhor), o reencontro com os amigos (encontrei Capitão Rodrigo – Equipe Blog Correria , o Luciano e a Eliana de Santos, a Sonia da Cargill, o Monteiro de S J dos Campos, entre outros).

Esta foi minha 6ª participação na prova, e a primeira na Equipe Gama (que treino desde 2008). No último ano participei pelo Blog Correria (Revista Runners), e nos anos anteriores Equipe da Cargill.



Mas, se participar da corrida é muito legal, ir para São Paulo requer muita força de vontade e determinação. A largada é às 7hs da manhã, prá chegar lá antes disso, saímos de Santos às 5hs da manhã (todos com menos de 4hs de sono).

Na estrada, ainda noite, bastante frio (termômetro do carro marcando 8ªC), e um amanhecer bonito prometendo bastante sol.

Chegada no Ibirapuera com tempo suficiente para o Arnaldo (1º de nossa equipe a correr), e o Marco (1º da equipe Cargill), se dirigirem para o portal de largada, e o restante da equipe para os postos de troca (Silvia, Gabriel e Jairo do lado impar, Eu, Alice, Emília e Luíza do lado par).

Na corrida, bastante sol (esqueci o filtro solar, meus ombros parecem pimentão), e temperatura gostosa , o percurso, mesmo de anos anteriores, é bem cansativo, parecendo, de tanto sobe e desce, uma montanha russa.

Durante a corrida, nenhum ou poucos problemas (apenas a dificuldade na definição do box em função da confusão causada pelas cores verde claro e verde escuro). Apesar de nossa Equipe ser de 8 integrantes onde cada um deveria fazer em média 5,2km, o Arnaldo e a Silvia completaram os 10,5km do circuito, e o Gabriel além dos 10,5 km, mais um trecho de 5,2km). Na finalização do revezamento de nossa equipe, que foi feito pela Luiza, Eu o Arnaldo, o Marco, o Jairo e o Gabriel acabamos também participando.

Fechei meu tempo em 00:27:27seg, baixei meu tempo de 2010 em cerca  de 40 segundos. Na volta de encerramento, valeu a experiência de correr com uma mochila de uns 3kg nas costas, deu pra ver o estrago que o excesso de peso causa.



Nossa equipe fechou em 3:58:40seg, abaixo das 4:01:00 que havíamos previsto.

Valeu o domingo, que comprovou o slogan da prova....

CORRER COM OS AMIGOS FAZ VOCÊ FELIZ.


domingo, 4 de setembro de 2011

Corrida de Cabritos



A dúvida foi grande, Corrida de Cabritos ou Formiguinhas ? Qualquer um se encaixa para falar da prova de ontem. A imagem de quem assiste da base da montanha deve parecer com um carreiro de formiguinhas, ou ainda de um monte de cabritos escalando o morro.

Não mais de 300 corredores, 12 km, sendo pouco mais da metade dentro da montanha, em trilhas íngremes, estreitas, escorregadias e perigosas.

Da largada até a área de proteção florestal são quase 3 km, em cascalho, pontes, escadas, subidas, e ontem com bastante sol e calor. Nesse trecho até deu para forçar um pouco e fazer na casa de 5:20 mim por km. Pouco antes da montanha um posto de hidratação, e lá vamos nós "floresta" adentro.



À partir da entrada no Portão da Reserva é que a brincadeira começa.... boa subida, sombra, pedra, e curvas, pouco mais adiante mato, lama, e trilha, estreita e íngreme. E assim serão os próximos 6 km.


Na trilha,é impossível correr, ultrapassar, ou desviar o olhar do chão, seja para escapar dos formigueiros, seja para não tropeçar  nas raízes de árvores, ou pior ainda, para não cair em um dos inúmeros buracos. Este ano, só eu levei 3 tombos, em uma  pedra, em uma raiz de árvore (quase cai de cara no chão), e um escorregão de bunda na lama. Os quase tombos não foram poucos, e o mais hilário foi o escorregão, tentei me segurar num galho, ele arrebentou e ... chão.

Nesse trecho, se subir é difícil, mais parece escalar do que correr, descer não é mais fácil, se embalar na descida e patinar em um trecho de lama..... o tombo é certo e o estrago pode ser grande.

Esses 6km de Reserva levam a uma altitude de 140ms, mas ao todo, as subidas totalizam 263ms de elevação.

O divertido é que como não dá quase para ultrapassar, todos "correm" juntos em fila indiana, e se ajudando, seja avisando dos buracos, seja ajudando a descer pedras, ou a atravessar as 2 cachoeiras do meio do caminho.

Terminada a parte da montanha, os próximos 3km, até a chegada, até parecem fáceis, mas só pedras, cascalho, pontes estreitas, terra, escadas.... nada de asfalto.



Meu tempo este ano, 1h36min, cerca de 4minutos mais lento do que em 2010, mas.... este ano mesmo sendo o mesmo percurso, o desafio foi maior, o mato estava mais alto, com muito mais lama, muito mais escorregadio.

No final, depois da premiação (pelo Gama, a Silvia, a Alice e a Emília levaram Pódio, e pelo Scania Clube a Josie), um lanchinho no carro, e volta pra Santos.

Além das 4 medalhistas, parabéns pra Mim, para o Gabriel, Arnaldo e Gislene (Scania Clube), por ter coragem de enfrentar esse desafio.


Parabéns duplo pro Arnaldo Duarte, que além dessa pedreira da Corrida das Torres no sábado, enfrentou domingo cedo a Meia Maratona da Praia Grande (debaixo de bastante calor), e ainda conseguiu baixar o tempo.








quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OFF ROAD



Sai o asfalto e a areia de praia e entra o cascalho, a terra, as trilhas estreitas e ingremes, as ribanceiras que assustam, as cachoeiras.

Não é preciso tomar cuidado com as lombadas e sinalizações de rua, mas com os formigueiros, galhos de árvore caídos, lama.

Esquece do visual urbano, a largada é à beira do Canal da Bertioga, o trajeto pelos morros, e a chegada no mesmo canal. Prédios e casas, poucos perdidos no meio do percurso.

O objetivo, nos 12 km do percurso é passar pelas 4 Torres de Transmissão da Eletropaulo, que estão à margem da Rodovia Rio-Santos, no Bairro do Caruara (divisa Santos - Bertioga).

Totalmente diferente do que estamos acostumados em nossos treinos ou em outras corridas, a Corrida das Torres, neste próximo sábado, é um desafio pelo grau de dificuldade e um presente pelo visual (por ser área de reserva, a visitação a esses locais é mais restrita, e esta é uma ótima oportunidade).

A idéia é correr (?????) com a máquina fotográfica na mão, e curtir muito.  Lá vamos nós, Eu, Arnaldo, Gabriel, Silvia (Pódium no ano passado), Alice, Emília (Pódium no ano passado), e estreando este ano (depois da propaganda que eu fiz), a Gislene (Scania).

Postagens populares