domingo, 27 de novembro de 2011

98 Beach Running



A corrida mais irada do litoral não foi tão irada assim...a proposta é boa, o horário ótimo, a corrida foi gostosa, animada, cheia de gente conhecida, mas podia ter sido melhor, podia realmente ter sido irada.

A arena montada na areia da praia, próximo ao emissário submarino, estava muito legal, clima de luau, dançarinas havaianas, iluminação diferente, pouca coisa indicava uma corrida, o visual era mais de um campeonato de surf. 

A realização da prova de 9,8 km, na noite de sábado, junto com a caminhada de 4,9km, foi legal porque acabou proporcionando a participação da família toda, e a festa ficou mais bonita.


Com uma largada em curva, e sem indicação exata do ponto de partida, o começo foi meio confuso. Já o percurso, Emissário - Aquário - Emissário, tudo pela areia da praia, e com ajuda da maré que estava baixa e facilitou a passagem pelos canais, é perfeito, e ficou melhor ainda em uma noite quente e com leve brisa (sem o vento forte que vem atrapalhando o treino nos últimos dias).





Gostoso correr em casa, com os amigos e novamente sem compromisso de baixar tempo. Inicialmente eu até tinha pensado em tentar fechar o ano com um PR, mas acabei treinando ciclismo pela manhã, e também consegui uma equipe para participar do Ayrton Senna Racing Day no próximo domingo, e pra ajudar o clima de festa....

Largamos juntos Eu, o Marco, a Vera, o Arnaldo, o Jairo e a Silvia (gripada). A Vera forçou muito no início e logo baixou o ritmo, o Marco, também cansado do treino da manhã, também diminuiu. Ali pelo Km 6, o Arnaldo e o Jairo abriram. No final Eu e a Silvia cruzamos a linha de chegada juntos, em 52 min. (analisando o Garmin, nossa corrida foi um relojinho, todos os kms em torno de 5min30 seg.)

Depois da chegada encontrei o grande Junior (que já tinha batido mão comigo durante a corrida, e que chegou bemmmmm na minha frente), a sua Cláudia e a Yeda que chegaram praticamente junto comigo. Legal rever esse pessoal, amigos legais, e que infelizmente a gente só encontra em corridas.

Bom, a prova foi boa, com marcação dos kms, com excelente hidratação, mas o evento não foi IRADO como dizia propaganda... faltou pontos de musica durante o trajeto, faltou ter no meio do percurso algumas tochas, ou até as bandeiras como as que indicavam o retorno, ou seja, faltou lembrar no percurso  aquele clima de luau que tinha na largada.

Depois, pra fechar uma confraternização em um Boteco.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A última do ano

Normalmente encerro o calendário de corridas com a Volta da Pampulha ou com a São Silvestre, que estão, ou estavam, entre as provas que mais gosto de correr.
Este ano estou fechando meu calendário de provas oficiais ainda em novembro. A não participação na Volta da Pampulha e na São Silvestre, tem mais um caráter de boicote pessoal à Yescom, empresa organizadora dessas provas.
Os motivos do boicote são muitos, desde a falta de preocupação com o corredor amador (horários de largada, atrasos na largada, mudanças de percurso, ...), até o excesso de preocupação em atender às necessidades da  transmissão da Tv Globo.
Na Pampulha, é comum atrasar a largada (que já é às 9hs, embaixo do sol e calor de BH) em função da transmissão de finais de voley ou outros eventos. Na São Silvestre, depois do ano passado, com a entrega da medalha no Kit, antes mesmo da corrida, este ano eles resolveram que em 2012 o percurso não será mais o tradicional, e agora começará na Av. Paulista e a chegada será no Ibirapuera. Deixando dentro desse novo percurso pontos de risco para o corredor. Se somente isso não fosse suficiente para uma bronca geral dos corredores amadores, tem as declarações infelizes do Organizador da corrida.
A opção para fechar o calendário de 2011 foi a 98 Beach Running, prova noturna, com percurso de 9,8 Km ns areias da praia de Santos.
E o que melhor do que fechar o ano com uma corrida na minha cidade, no mesmo lugar onde normalmente faço meus treinos.

Além dos atrativos, prometidos pelos organizadores da corrida (Luau, muita música, iluminação especial), e da minha família que irá como caminhante, ainda estará lá todo pessoal da Gama, que treina comigo, da Academia e do Spinning, além do pessoal por quem passo à noite nos treinos na praia.  A única dúvida para essa corrida é forçar ou não o ritmo. A TURMA quer ir leve, como  fizemos no último domingo no Campeonato Santista, mas eu estou pensando em testar um pouco mais os resultados do cross training (com natação e ciclismo) iniciado este ano.
Forçando ou não, certamente será uma prova legal, e com muita festa depois da chegada.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Trocando Campos por Santos


Eu temia essa prova, afinal era efetivamente minha primeira prova de ciclismo de estrada, e o desafio bastante grande, afinal subir a Serra de Campos do Jordão pedalando não deve ser nada fácil.

A preparação para o 10o Desafio Serra de Campos de Ciclismo não foi muito longa (menos de 04 meses), mas forte e efetiva, poucos treinos de estrada (só aos sábados, e boa parte deles cancelados por causa da chuva), com subidas muito mais leves do que as de Campos, mas tudo isso compensado em aulas de spinning (3 x por semana, e às vezes aula dupla).

O equipamento (bike), apesar de bom, precisou ser ajustado, com uma catraca melhor e emprestada. E para ajudar o Gabriel tinha conseguido uma catraca melhor ainda para trocarmos em Campos.

Além do desafio, tinha o final de semana em Campos do Jordão, com previsão de frio, e de bons passeios em companhia de família e amigos.

Se o receio de alguma coisa não dar certo era grande (uma queda, altitude de Campos, ser o último a chegar), a vontade de encarar o desafio não era menor, afinal o último treino (na serrinha da Imigrantes) somado aos ajustes da bike, e uma mudança no percurso pela organização (redução de 13 km) , indicavam que chegar eu ia (mesmo que precisasse empurrar a bike em alguma parte do percurso).

Ante véspera da prova tudo parecia ok, hotel pago, malas quase prontas, carros preparados para levar as bikes, tudo certo para a viagem, estratégia de café da manhã traçada (afinal para começar a corrida às 8hs da manhã, precisariamos sair do hotel pelo menos às 6hs), e .... às 20 hs, o celular vibra indicando que chegou mensagem. Dei uma olhada rápida, afinal estava no trânsito (parado no semáforo), mas deu pra ver que era da Copa VO2 comunicando que o DER havia determinado mudança no trajeto da corrida e que no site estavam informações adicionais. Em seguida mais 02 mensagens com o mesmo teor.

Uma olhada no site, e se o percurso original já preocupava, o novo não deixava dúvidas - sem chance de tentar. Para ter uma idéia do tamanho da nova encrenca, tem subida com 25% de inclinação (até empurrar a bike deve ser difícil).

Falha da organização, pouco caso do DER que informou erm cima da hora, difícil descobrir, mas que ficou um sentimento de frustração, ficou.

Frustração tão grande, que até a vontada de ir pra Campos acabou.

Mas, como não dá para ficar parado... no domingo acabei substituindo a prova de Campos por uma prova (pedestrianismo) em Santos, corrida gostosa passando por praticamente toda orla da praia.

Gostoso foi, além do belo visual, correr em companhia dos amigos. Formamos um pelotão para correr leve e se divertir. Objetivo fazer a prova em 1 hora, mas garantindo muito papo e boas risadas.

Largamos juntos Eu, o Gabriel, o Arnaldo, o Jairo, o Sérgio e a Silvia. E asim foi até o km 5, quando o Gabriel resolveu abrir e ir buscar outros corredores do Gama que estavam mais à frente. No km 8 o Sérgio ficou um pouco mais para traz. Na linha de chegada passamos juntos Eu, o Jairo, a Silvia e o Arnaldo. Resultado 56 minutos, tempo bem acima do que costumamos fazer, mas com muita diversão.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Tamanho da Encrenca !

Finalmente foi definido o percurso do 10º Desafio Serra de Campos de Ciclismo, não no site da prova, mas no site da Revista (Prólogo) que organiza o evento. A única informação até o final da última semana era o ponto de largada e a chegada, ou seja, saída em Santo Antonio do Pinhal e chegada em Campos do Jordão. A distância podia ser de 30 km (usando o trajeto da prova realizado em maio/2011) com subidas muuuuuito ingremes, ou 50km (mesmo das edições anteriores a maio/11) com 13 km de subidas não tanto ingremes (mas mesmo assim fortes).


1,100

A Prova voltou para o percurso original de 50 km, menos mal, consegui dimensionar o tamanho da encrenca, mas, apesar da inscrição estar feita, e a reserva de Hotel também, a dúvida persiste, participar ou simplesmente ir à Campos a passeio e ver os amigos chegarem?

Os motivos de dúvida são muitos, desde ser minha primeira prova de ciclismo, passando pelos 13km diretos de subidas (em meus treinos o máximo foi de 2km), até a questão da altitude de Campos de Jordão (ar rarefeito), se correr lá é difícil imagina pedalar.

Pra ajudar, ontem consegui na internet algumas informações sobre a Serra Velha de Campos, e, no final do site, apesar de animador, um conselho:





Vá de bikeNada além de você mesmo impedirá que você suba a serra de Bicicleta, além de um ótimo exercício é também um ícone de superação. Consulte seu médico antes. Muitos não conseguem.











Abrir mão de participar, não é uma questão de honra, mas de oportunidade, será que em 2012 terei novamente companhia para ir?

Independente do dilema, os treinos seguem intensos, depois dos 40 Km do sábado anterior (29/10), esta semana tive 2 dias de aula dupla de spinning (quase 2 hs pedalando sem sair do lugar), e para a semana que se inicia mais 2 dias spinning (um de aula dupla e outro natação/spinning).

De qualquer forma todo esse treinamento em bike, com foco na prova de Campos, tem trazido resultado positivo também na corrida, os 2 treinos longos da última semana, mesmo feitos com sol e vento contra, mostraram evolução, tanto na resistência como na velocidade. Na 4ª feira foram 15 km, leves, às 16 hs, com calor, sol e vento, com média de 6 min por km (considerando 2 subidas na Ilha Porchat - rotatória), já no sábado (faltei no treino de bike), foram 13,5km leves, às 9hs, também com calor, sol e vento (de diferente - apenas 1 subida até a rotatória da Ilha Porchat), o resultado foi 5:50 min por km (o importante é que na volta, com vento contra, fui cerca de 10 min mais rápido, e sem sentir o esforço).

Além dos "spinnings" e natação desta semana, o treinamento ainda prevê 1 dia de corrida leve, 1 dia de corrida com tiros, 60km de ciclismo de estrada no sábado, e participação na Corrida dos Fortes - Guarujá (10 km de belo visual eboas subidas), no domingo.

Postagens populares