sexta-feira, 13 de abril de 2012

CHOCOLATE PODE!


De vilão nas dietas, o chocolate passa, conforme matéria da Revista O2, a ser fonte de benefícios para corredores.

É rico em cálcio, ferro, potássio, manganês, magnésio e vitaminas do Complexo B e E, além de fonte de energia para treinos e competições (alto teor de carboidratos e gorduras vegetais), é também ótima pedida para depois da atividade (aumenta o nível de serotonina, é anti-inflamatório e oxidante, ajuda na recuperação muscular, e a repor as reservas de glicogênio perdidas durante a corrida).

Mas como tudo que é bom, tem suas restrições, deve se evitar comer próximo ao horário da corrida (a gordura pode atrapalhar a digestão e o desempenho), e o consumo máximo dikário deve ser de 30 g (acima disso é armazenado na forma de gordura).

Entre o light e o diet, o segundo leva vantagem por ter menor teor de gorduras e açucares, enquanto o diet por vezes tem maior teor de gorduras que o chocolate normal, assim como osa chocolates que apresentam maior concentração de cacau (amargo ou meio amargo), levam vantagem sobre outros, também por possuirem menos gordura e açúcar.

Já dá para comer o chocolate da Páscoa sem tanto sentimento de culpa.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Semana Complicada,

Semana mais curta, com feriado na 6ª feira, é sempre bom. Você já imagina que vai ser mais fácil treinar, que poderá compensar eventuais faltas das semanas anteriores, e principalmente, no meu caso que só treino à noite, vai finalmente conseguir dar um "up" no condicionamento com os treinos debaixo de sol.

Bom, como sonhos/desejos e realidade nem sempre se conversam..... A semana não foi exatamente o que eu esperava.

Na 2ª feira, conforme previsto, treino de natação (meia boca), e spinning, e ainda deu para fazer um pouquinho de musculação (tão esquecida desde o retorno das férias). Na terça, a coisa já começou a pegar... Reunião até mais tarde na Empresa, e a notícia do falecimento de um amigo, já tiraram o pique, mas mesmo assim tentei, e... na hora que sai de casa, o mundo desabou em Santos (acho que em 2 hs choveu tudo que tinha pra chover em 1 mês). Resultado, um treino intervalado, de qualidade e já como preparação dos 10 Km A Tribuna, foi pro espaço.

Na quarta, neblina e trânsito, atrasaram a chegada a Santos, e.... natação dançou. Sobrou treino de spinning e um pouco de musculação. Quinta-feira dia de treino de corrida - tiro, que eu pretendia substitui por natação e spinning (afinal a academia não ia abrir no feriado e final de semana), mas.... véspera de feriado, estrada cheia.... descanso forçado.

Na 6ª feira, debaixo de uns 30ºC, resolvi fazer o treino que deveria ter sido feito na 3ª feira, 10 minutos confortável + 5 vezes intervalado 1km forte por 1 minuto leve), até comecei, mas os Kms fortes foram várias interrompidos pela garotada correndo em direção ao mar. Mas deu treino, meia boca mas deu.

Sábado um longão de classe, 16 km com 1,5 vezes a subida da Ilha Porchat. A TURMA (Silvia, Arnaldo, Jairo) combinou de sair da Tenda da Asssessoria por volta das 8:30hs, mas acabamos começando às 9hs, com muito sol, e a temperatura já na casa dos 30ºC. Ida na fixa dos 6:00 min/km, na chegada à Ilha, por segurança (afinal já há algum tempo não treinava subidas), resolvi substituir a subida inteira + 1/2 subida, por 3 x até a rotatória (ficou mais longo, mas também um pouco menos íngreme). A volta para a Tenda foi um pouco mais forçada, apesar do cansaço e do calor mais forte, foi na faixa de 5:50/km (percebo cada vez mais claro, que minha resistência melhorou muito, e que agora preciso realmente forçar o ritmo e esquecer o medo de quebrar no meio do caminho). Final de treino, 15,8km, com média de 5:58min/km, e principalmente o prazer de voltar a correr com os amigos.

Domingão de sol, de Páscoa, de almoço com a família toda, sobrou tempo para treinar à noite, horário livre das 19hs às 20 hs, era o tempinho que eu precisa para fazer o treino de 5ª feira (tiros), lá fui eu, marcar os 200 mts na areia para fazer a raia de tiro. Marcação feita com 02 pedaços de madeira, o primeiro tiro foi na casa de 29 segundos, achei meio rápido pro meu perfil, mas,,, 2º tiro - 22 segundos, olhei o garmin para conferir e.... a raia de 200 mts havia virado de 120mts no primeiro, e de 110mts no segundo tiro (um cachorro começou a brincar com a marcação e tirou do lugar). Na hora de retomar o treino, São Pedro resolveu limpar a casa, e raio pra todo lado. Ainda deu tempo para fazer mais 03 tiros (de 200 mts) e desacelerar. Final de treino, 22 minutos, 4km, com 5 tiros ( o previsto eram 8). Antes isso do que nada.

Agora é prepara para a próxima semana, que promete muito, com longão no meio da semana, aula dupla de spinning + natação no mesmo dia,....

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vivendo e Aprendendo,

Bom, depois de longo período de ausência.... estou de volta. Não que faltasse assunto, mas anda faltando, e muito, tempo para organizar idéias e escrever um pouco.

Já se passaram 40 dias desde o último Post, e nesse período aconteceu de tudo, férias do trabalho, viagem, corridinhas no deck do navio, acidente durante treino de bike, intensivão de natação (e nem assim a coisa flui).

Para recomeçar o blog, busquei nos arquivos do Garmin todos os meus treinos deste ano, e o resultado foi bastante interessante e animador. Principalmente porque, mesmo não tendo entrado na etapa de treinos voltados para velocidade, e do calor dos meses de fevereiro e março, a evolução parece consistente.


MêsQuant. deDistâncias (KM)HorasVeloc MédiaBC MédiaDistância Média
TreinosPercorridade Treinopor Treino (KM)
jan/121287,408,479,901487,28
fev/1215111,9011,1110,007,46
mar/1216153,5513,2111,501379,60


Mesmo considerando que os treinos de janeiro serviram como base para o semestre, e onde a intensidade da corrida era bem mais leve do que em março, a evolução foi bastante positiva, principalmente por que em março já entraram treinos com subida.

Mas, mais importante do que esses resultados, é aprender com os erros, e dimensionar de forma honesta as possibilidades, e acho que isso também estou aprendendo.

No último dia 24, os Treinadores da Gama Assessoria, marcaram um Simuladão, corrida de 5 ou 10 km na praia, para cada um dos atletas da equipe avaliar sua evolução, e preparar melhor os treinamentos para a corrida dos 10 Km A Tribuna FM que vai acontecer em 20/05.

Na empolgação dos resultados acima, e da brincadeira do grupo, larguei com todo gás possível, e, para quem vinha treinando na casa de 5:45 min o primeiro km, fechei em 5:15. O 2º Km já foi na casa de 5:30, e depois a coisa ficou feia e acabei fazendo só 5km com média de 5:50. Certo que o dia abafado e quente ajudaram para essa quebra, mas o "querer acompanhar os outros" foi decisivo para o resultado.

Este sábado acabei não fazendo o treino de bike (dia chuvoso, cansaço, noite de pouco sono,...), e resolvi limpar da minha cabeça a quebra da semana anterior, e efetivamente testar minha evolução.

Dia bastente parecido, calor, sol, só que com praia mais cheia. Resultado, 8km (podia ter feito 10 km sem dúvida, mas o horário - 13hs - não permitia), com média de 5:28 por km. O mais importante, 1º Km com tempo de 5:42, e os restantes, todos eles bem abaixo disso (os 2 últimos - 5:21 e 5:20).
´
Resumo da história, duas certezas, que estou melhorando meus tempos não resta dúvida, mas se não aprender a controlar a ansiedade.....

Postagens populares