quarta-feira, 18 de julho de 2012

Chuvão.....

Ontem foi punk.... cheguei em  Santos debaixo da maior chuva, e com um frio de lascar (a temperatura nem era tão baixa, uns 15 ºC, mas sensação térmica era de muito mais frio), sair do carro estava difícil, decidir se iria treinar ou não, era mais difícil ainda.

Me enchi de roupas, gorro, e lá fui eu... o primeiro desafio foi encarar o porteiro do prédio, que me olhou, perguntou pra onde eu ia, e se estava ficando louco. A partir dai, aumentou a dúvida, vou correr ou não????

Nos 50 mts entre meu prédio e a praia, pelo menos umas 5 pessoas me olharam estranho, acredito que resultado da roupa e principalmente da loucura de ir correr. Sem contar que nesses 50 mts o vento contra era tanto que faltou pouco pra abortar o treino (mas me recusei a dar ponto pro Porteiro).

Bom, treino rápido e com 5 tiros de 3 minutos, mais aquecimento (impossível de conseguir) e desaceleração. Como o mar invadiu a faixa de areia, a única opção foi treinar no calçadão, e só depois de uns 10 minutos correndo, cruzei com um outro cara treinando. Pelo cumprimento dele, estava se achando tão louco como eu.

Resultado do treino, 44 minutos, pouco mais de 7km (o vento atrapalhou os tiros), e a descoberta que tem pelo mais 6 loucos (foi tudo o que eu vi correndo na praia) em Santos que curtem correr no frio e chuva.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Meus "longão" de final de semana

Treino intervalado, treino curto, treino contínuo, fartlek, areião, moderado, tiros, com subida... Tem treino de tudo que é jeito, e acho que este final de semana inventei o longão parcelado.

Na planilha a programação de sábado era um longo (14km) com subida da Ilha Porchat, mas, também pro mesmo final de semana, tinha o convite de acompanhar uns amigos em um treino na serrinha da Imigrantes.

Se por um lado fazer os 14 km de sábado, visando a Meia da ASICS, era importante, fazer o treino no domingo também era, afinal tanto falei pro pessoal das subidas e do visual da serrinha, que não tinha como não participar da estréia deles por lá.

Resultado um longão em parcelas, e com cenários diferentes

Sábado, treino à beira mar, 14 km entre as praias de Santos e São Vicente, com largada no Canal 5 (Tenda da Gama Assessoria) em companhia da Silvia, do Arnaldo e do Jairo. Apesar da companhia, e do horário (mais de 9hs da manhã), o começo foi bastante difícil. O pace nos 3 primeiros kms, foi de 6 min/km, mas a sensação era de 5 ou menos. Acompanhei os três até a Ilha Porchat, depois estiquei até a Biquinha em São Vicente, retornando ao Canal 5 em Santos. Final, 1:25min de treino, com 15,2km de percurso.


No domingão, com céu limpo, sol bonito, mas de temperatura bastante baixa, o programa era encontrar o Rafael e o pessoal da Estilo Runners, às 9hs no canal 6, e de lá ir para a serrinha. Acabamos saindo um pouco mais tarde, e começamos o treino, na serrinha, pouco depois das 10 hs. Lá o sol já não era tão bonito, e o frio um pouco maior do que na praia. Alongamento feito, é hora de enfrentar os quase 5km de subida continua do percurso (hora mais ingreme, hora mais leve, mas sempre subidas). No caminho bastante ciclistas, e de corredores só nosso grupo.





Chegada na cachoeira (trecho final da ida), algumas fotos, e voltar para o ponto de partida. Ai é só alegria, fora um paredão de uns 100 mts (ingreme mesmo), o resto são descidas e no final um trechinho plano. Resumo do treino, 9,9km em 1:06 min, e um recorde... pela primeira vez consegui vencer o caminho de ida correndo, sem nenhuma caminhada.

Resumo do meu "longão" parcelado de final de semana, 2hs31 min de treino, correndo 25 km em cenários diferentes, com amigos diferentes.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

decifra-me ou te devoro


Esse era o desafio da Esfinge de Tebas. Ela devorava todos que se mostrassem incapazes de decifrar um enigma. Nada diferente do que a Meia Maratona tem feito comigo.

Conta a lenda que em 2008, em minha terceira Meia Maratona, eu consegui fazer os 21,0975 km da Meia  de Nova York abaixo de 1h54 min.

De lá pra cá, foram mais 08 Meias, e nenhuma abaixo desse tempo. E qual o enigma a ser decifrado? O que é mais importante para terminar bem uma Meia Maratona, e baixar esse resultado.

Em 2009, as opções, pra quem queria baixar tempo, não foram boas - Meia de São Paulo (dia quente, cheia de subidas e descidas) e Meia de Praia Grande (plana, mas muito calor).  Aprendi que o fator temperatura além do percurso são importantes.

2010, depois de passar o final de ano treinando.... ainda com ressaca do reveillon, veio a Meia da Disney. Percurso bom, poucas subidas, clima frio (até demais, sensação de 10º C negativo), e por 15 segundos não baixei o tempo (culpa do Garmin que perdeu o satélite, e no km 15 perdi todo meu planejamento). Ainda em 2010, Meia Corpore de São Paulo, 05 segundos mais rápido, mas...ainda acima de Nova York. Na Meia mais bonita do Brasil, a do Rio de Janeiro, também em 2010, tudo certo pra correr bem. Super treinamento, dia chuvoso e frio, percurso legal, e.... uma empadinha estragou tudo. Uma infecção intestinal, 1 dia antes da corrida, me detonou, e correr foi um sofrimento.

Com 2011, veio a Meia de Paris, corrida com os amigos, percurso bastante plano (mas no meio do caminho tinha uma subida igual à da Brigadeiro), maiores cuidados na alimentação, clima frio.... e um pouco mais pesado do que o normal. Resultado, 2 minutos mais lento. O tira teima em 2011 passou a ser a Meia do Rio, todos cuidados acima, mas ainda um pouco mais pesado, e 5 minutos mais rápido do que em 2010, mas longe do meu melhor tempo.

A Meia de Floripa era a grande esperança para 2012. Rápida, plana (pero no mucho), bonita, e fria. Quer mais?? Bem treinado, peso controlado, plano de corrida feito, cuidado na alimentação, e... quase quebrei. A subida do início me assutou, mudei todo o planejamento, arrisquei, e fechei 3 minutos acima do esperado.

Resta agora a Golden Four Asics - São Paulo. Urbana e rápida, fria e plana.... vamos ver.

O enigma: Peso, idade, planejamento de corrida, percurso, treinamento, clima, alimentação???? foco, determinação, playlist? qual o melhor mix para correr uma Meia legal?

terça-feira, 3 de julho de 2012

Rumos

2012 começou com objetivos novos. Correr melhor, pensando em resultado e não apenas em qualidade de vida, desenvolver a natação, pedalar gostoso, e participar de uma prova que não fosse apenas corrida.

Na corrida o resultado tem sido legal, com treinos mais gostosos e produtivos, resultado positivo nos 10 Km da Tribuna (meu melhor tempo nessa prova), uma participação legal na Meia Maratona de Florianópolis (apesar de não ter sido a minha melhor marca).

Os treinos de corrida neste primeiro semestre totalizaram 761 Km corridos, em pouco mais de 72 horas.


MêsQuant. deDistâncias (KM)HorasVeloc MédiaBC MédiaDistância Média
TreinosPercorridade Treinopor Treino (KM)
jan/121287,408,479,901487,28
fev/1215111,9011,1110,007,46
mar/1216153,5513,2111,501379,60
abr/1218136,3314,399,31457,57
mai/1214123,7411,4410,51508,84
jun/1211148,0813,5710,615113,46




Na natação, próximo de completar 1 ano de aulas, e com treinos de, em média, 1.000 mts 3 x por semana, estou conseguindo nadar 150 mts sem intervalo. É pouco?, pode até ser, mas se considerar que nesse quase 1 ano, mais faltei (nem tanto por falta de vontade, mas por problemas de horário), do que fui, acho que não esta tão ruim.

O grande problema tem sido a bike. Ano passado com a novidade de pedalar na estrada, dava vontade de acordar cedo aos sábados,  e montar toda aquela parafernália de equipamentos (capacete, roupa, sapatilha, luva colocar a bike no bagageiro) e ainda ter que pegar balsa e estrada para ir treinar, não incomodava tanto. Este ano consegui encaixar 4 treinos (e num deles com um acidente legal), o difícil esta sendo acordar aos sábados, às 6hs da manhã, e sair pra treinar. Na hora que o despertador toca, vem na cabeça a lembrança de que já acordei cedo a semana inteira, que todos os dias peguei da semana estrada e subi a serra, e me sinto meio que a música do Roberto Carlos (Todo dia quando pego a estrada, quase sempre é madrugada ...). e acabo ficando na cama até mais tarde.

De imediato, uma definição treinar para a Golden Four Asics - Etapa São Paulo, dia 05/08/2012, depois disso defino o que fazer com o resto de 2012.

Postagens populares