quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Olhando pelo retrovisor, ou, lá se vai 2011


Parece brincadeira, mas ontem era 2010 e eu estava planejando 2011, e amanhã já é 2012...
Ok, tudo bem.... cai no lugar comum, isso todo mundo acha e fala, mas esse é o sentimento. Passou rápido demais, e ao mesmo tempo parece que algumas coisas aconteceram há milênios, mas na verdade aconteceram há poucos meses.

Olhando pelo retrovisor, vejo 2011 com uma cara um pouco diferente do que planejei. Não cumpri alguns objetivos, isto é certo, não quebrei grandes recordes, mas no todo, é um ano que vai deixar saudades...

Viagem à Europa para passear e correr a Meia de Paris com os amigos, os treinos de ciclismo com o Marco e o Gabriel, o início da natação (que até hoje não aprendi a gostar), as aulas de spinning (no começo chatas, mas agora esperadas), e sem esquecer os longões com a TURMA (Arnaldo, Silvia, Jairo, Marco e Eu).

Dos Top Ten que lancei no post "De Olho em 2011", não consegui, na Meia de Paris, baixar meu tempo (o melhor tempo em Meias continua sendo Nova York), no Rio, apesar de ter baixado o tempo em relação a 2010, e não dá pra dizer que cumpri (fiz em 2hs - maldita bolha no pé). Também não consegui voar de parapent, todas as vezes que tentei faltou vento e não sai do lugar. Prio ainda o longão de 30 km... sem chance, não fiz (culpa dos treinos de bike aos sábados?)

Os outros 6 itens.... ok, CONSEGUI

- Correr no máximo 10 provas, fiz 11, mas uma foi recreativa;
- Fazer pelo menos 2 corridas de aventura: se considerar que fazer a subida de Maresias no Revezamento Bertioga Maresias foi uma bela aventura..... ok
- mais provas de Revezamento: fiz 3 (Pão de Açucar, Bertioga Maresias, Ayrton Senna)
- fazer sprint negativo, ou seja correr a 2ª metada da prova mais rápido do que a 1ª, ok aprendi;
- novos amigos / reforçar amizades, cumpridissíma.
- Começar a pedalar: não apenas começei como treinei bastante.

60% dos objetivos cumpridos, nada mal. principalmente por que ainda teve um bônus:

Nadar

Finalmente, aos 50 anos de idade, e apesar de não gostar muito, frequentei, quase que fielmente, as aulas de natação.

Resumão de 2011:

PROVAS DISPUTADAS

- 2 Meias Maratonas (Paris e Rio);
- 3 Provas de Revezamento (Pão de Açucar, Bertioga Maresias, Ayrton Senna);
- 1 Prova de Aventura (Corrida das Torres);
- 1 Prova Noturna (98 Beach Running);
- 1 Prova de 10 Milhas (Mizuno)
- 3 Provas de 10 km (Campeonato Santista e A Tribuna)

QUILOMETROS RODADOS (até 21/12)

Corrida   1.486 Kms em 164 horas, comparando com 2010, forma mais kms em menos horas. Até o final do ano devo chegar a 1.505 Kms em 166 hs.
Bike         415 kms em pouco mais de 20 hs (deve ter sido mais do que isso, nem sempre usei o Garmin);

BLOG

59 Posts, 6.440 acessos, 22 seguidores









terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Neblina x Treino



Neblina, condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com o solo frio. Nessa situação o ar quente perde calor para o solo frio e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense.

Ok, e o que isso tem a ver com treino? Teóricamente, nada.

Se estivesse em Londres, correr no Hyde Park, ou no Regent's Park, com o Fog Londrino, até podería ser charmoso, mas... Moro em Santos, e trabalho em São Bernardo, e entre as 2 cidades tem a Serra do Mar, o pedágio da Imigrantes, e uma frequente formação de neblina, que leva a Ecovias a operar a descida da serra em comboio, e nessa situação a viagem de pouco mais de 60 minutos acaba virando 90  ou 120 minutos.

Semana passada foi típica.... neblina todos os dias, e o impacto nos treinos foi grande. Mesmo estando em uma fase de "quase férias", "quase trabalho de base", e com treinos mais leves, esses atrasos sempre causam estrago, seja nos horários, seja na vontade de treinar.

O resultado na planilha da semana foi:

Segunda feira, dia de natação e musculação, cheguei tarde em Santos, e só deu tempo pra uma musculação meia boca e um treino leve de spinning.

Terça Feira, novamente o Papai Noel da empresa ao lado sumiu, e isso significa neblina, Mas até que dessa vez o estrago foi pequeno, nem 30 minutos de atraso. Programação do dia, 45 minutos leve (fizemos 6,5km com pace de 6"25), em companhia da Silvia que estava voltando a correr depois de uma crise de sinusite. Novidade do dia, Bia e do Caio (filhota e genro) que resolveram começar a correr, foram para caminhar.

Quarta feira, dia de natação e spinning, mas, novamente o Papai Noel sumiu, e cheguei a tempo de fazer 40 minutos de natação e um pouco de musculação.

Quinta feira, treino de corrida, 40 minutos confortável. Desta vez não deu pra ver se o Papai Noel sumiu (passei o dia inteiro em reunião em Cajamar), mas a neblina estava lá, e por sorte não cheguei tarde em Santos. Mas, São Pedro não ajudou e mandou um baita temporal justo na hora que eu estava saindo pra treinar. Depois do vendaval, mas ainda com chuva leve, sai pro treino (lá pelas 21hs), o gostoso é que a praia estava vazia, ninguém andando ou correndo, e não fosse o ataque da "luz verde" (daqueles malditos laser point que alguém de algum prédio da orla apontava em minha direção), dava pra dizer que eu tinha alugado aquele belo cenário com exclusividade. Resultado do treino,  7km com ritmo médio de 5"25.

Sexta feira, preguiça. Depois de um dia de trabalho bastante estressante (mais que o normal), deixei a planilha de lado e ..... descanso.

Sábado, chuva, muita chuva, e o treino de bike (80 minutos), foi substituido pela musculação. A idéia era realizar o treino no domingo, mas....

Domingo, dia de descanso, mas como o descanso já tinha sido antecipado para 6ª feira, e como amanheceu com chuva, e já que também não deu para pedalar, aproveitei a avenida de praia interditada para realização do Troféu Brasil de Triathlon, e fiz um "longuinho" de 12 km progressivo. Legal foi correr na Av. Portuária, em uma faixa isolada bem no meio do percurso de ciclismo do triathlon, além de um visual diferente e muito legal, deu para ver que não estou tão mal assim na bike.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Em Obras


Ontem foi efetivamente a última prova oficial de 2011. Inicialmente a idéia era fechar o ano com a 98 Beach Running, mas na última hora consegui uma vaga na Equipe Gama para correr a Ayrton Senna Racing Day - 2011,  e resolvi não disperdiçar a oportunidade de fazer mais uma prova de revezamento e principalmente por ser em Interlagos.

Correr em Interlagos não é fácil, calor, asfalto diferente, vento contra, pista inclinada, subidas, subidas, subidas... mas, fazer o S do Senna, o laranjinha, e passar pela Reta dos Boxes, também não tem igual.

Comecei meu trecho às 12:25hs, debaixo do maior sol de chuva, aquele bem quente e ardido, mas na reta oposta começou a pintar umas nuvens, e até o final, apesar do calor, o sol deu uma trégua. Este ano, apesar do horário, e de uma infecção intestinal que me atormentou a semana inteira, consegui baixar meu tempo em todos os Kms. Ano passado fechei os 5,25 km em 32 minutos, este ano em 30:15, ou seja... finalmente um PR em 2011.



Agora, é começar a construir 2012, definir objetivos, escolher provas, mas sem dúvida o mais importante, começar o trabalho de base para iniciar o próximo ano com melhor condicionamento, e buscar melhores resultados.

E nesse sentido a planilha desta semana veio bem enxuta.... 2 aulas à menos de spinning, menos metros de natação, e treinos de corrida mais leves, e com um recado bastante direto, é para obedecer a planilha.

Postagens populares