quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Terça Feira, Corrida, Champagne e Chuva...


Poucas são as vezes que paramos para comemorar uma conquista. Trabalhamos, treinamos, nos esforçamos,
vamos lá cumprimos o esperado, e pronto,

Vamos pra outra.

Qual é a próximo desafio, qual é o próximo projeto, qual é a próxima corrida? .... Ayrton Senna?

Esquece a Maratona de Sábado, foca no novo treinamento, não dá nem tempo de curtir, e...
Lá vamos nós outra vez...

Opa!!! Não é assim,

A corrida de sábado foi especial, terminamos a prova, e bem. Chegamos inteiros, todos corremos muito bem,
Maurão e Arnaldo conseguiram ultrapassar a barreira de Maresias, Luiz Câmara voou baixo, as 2 Equipes fizeram ótimos tempos, nossa estratégia funcionou bem.

Então porque não comemorar?

Vamos comemorar nossa conquista, não “deu pódio”? Não, mas fomos além do esperado
(por que treinamos para isso).

Tá, e o que tem a ver esse papo todo, que mais parece livro de auto ajuda, com o título do Post?

É que ontem foi Terça feira, dia de Corrida , treino na Tenda do Gama, mas Choveu, e pouca gente
apareceu para treinar,

Azar de quem não foi, o Prof. Gabriel levou um Champagne, pra comemorar o sábado.
Brindamos, em copinho de Gatorade, e já estamos prontos para começar a planejar a
Ayrton Senna Racing Day.


domingo, 24 de outubro de 2010

TROPA DE ELITE EM MARESIAS


Não, o post não é sobre o filme, é sobre a corrida de ontem - Revezamento Bertioga Maresias. O título poderia ser outro, talvez "Superação", talvez "Sensacional", talvez " UFA.... Chegamos", mas acho que Tropa de Elite, é o mais completo, e reflete melhor os resultados dos nossos 2 Exércitos de Brancaleone nessa Prova.

Com o objetivo principal de terminar a corrida, não fazer feio, e conhecer para em 2011 participar pra valer, nossa caravana, formada pela Van da Tribuna FM (cortesia da RádioTribuna FM), meu carro,  e o carro do Marco, saiu de Santos as 6hs da manhã.
Primeira parada, Forte da Bertioga para deixar o Gabriel (nosso Técnico, Estrategista e Sanduicheiro) e o Gelson na Largada. Até ai, tudo tranquilo, fotos, pit stop (não precisa dizer pra que..), e lá vamos nós, Eu e a Emília pro PC2 aguardar o Gabriel e o Gelson nos passarem as pulseira, o Marco e o Sabino para o PC3, esperar eu e a Emília, a Van para Quartel General instalado na casa do Adilson em Guaratuba, encontrar com o pessoal da Cargill que vinha de Sampa, e com os outros atletas de Santos que iriam largar mais tarde.
Primeiro Stress.... chegar no PC2, mapa confuso + ansiedade... mas chegamos. Ai, pra mim começava a melhor parte da prova, esperar o Gabriel chegar e me passar o chip, correr (areia, muitos "riachos", pequena subida, chegar no PC3) e passar o chip pro Marco.
Bom, dai pra frente se eu fosse seguir o script que programamos, seria uma historinha chata, de 75kms, com gente chegando no PC (pontos de controle da corrida), passando o chip pro outro, e saindo do PC, mas não foi, foi adrenalina pura... carros na estrada, ou em algumas horas literalmente fora dela (pra fugir do congestionamento e deixar o Ailton no PC7, o Marco conseguiu improvisar uma pista entre o acostamento e as árvores), ligações de celular entre os 03 carros, com mensagens de "pega o Fábio e a Alice", ou "alguém já buscou o Alvaro", ou "deixa que eu vou pro PC", ou "alguém sabe onde tá o Rogério", ou a mais hilária, "pede pro Douglas (nosso Triatleta e biker) trazer a bicicleta na estrada que o Ailton vai pro PC pedalando..." essa não deu certo, e entregamos o Ailton com atraso. O Alvaro (excelente jogo de cintura) que deveria passar a pulseira para o Ailton, passou direto e continuou correndo, até o Marco "inventar" outra estrada e conseguir deixar os dois próximos.
Como diria Luciano Hulk, loucura loucura loucura....
Depois de 60Kms, dificuldades de trânsito, dificuldades para estacionar nos postos de controle, ansiedade de quem ainda ia correr, companhia de quem já tinha corrido, chegamos ao último trecho, que começa na serra de Boiçucanga, passa pela temida subida de Maresias, e termina na areia fofa da praia de Maresias.
Nesse momento, Mauro (o queniano de nossa Equipe, especialmente treinado em Piumhi-MG, pelo Prof. Marcelo, para essa prova) e Arnaldo escalados pra esse trecho, eram duas piadas ambulantes de tanta ansiedade. 
Os dois correndo e nós, outra vez na estrada, tentando chegar em Maresias. 
Reta final, 01 minuto abaixo do tempo esperado  o Mauro cruza a linha de chegada e a equipe consegue Medalha da Prata, um pouco depois o Arnaldo chega também com Prata. Muita festa (nas 2 equipes muitos baixaram, bem, o tempo previsto), fotos, bagunça, e vamos pro churrasco na casa do Adilson.

Voltar de Maresias para Guaratuba nunca foi tão demorado, até parecia que a ida, à pé, tinha sido mais rápida.

Durante o churrasco, muitas histórias da corrida, como a do Gabriel que, de carro subindo a serra de Maresias, passa pelo Arnaldo fazendo a corrida de costas, ou a do Ricardo que, esquecemos na Juréia, e sem querer foi encontrado na estrada. 
Resultado final, mais uma medalha, muita festa, muito entrosamento (e antes da corrida nem todos se conheciam), muitas histórias pra brincar e contar no futuro, e principalmente a certeza de estar vivo e cercado de amigos.








Parabéns para a Yeda (amiga do Blog da Runner's) e sua Equipe "As Maricotas" pela 5a Colocação.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

É NO SÁBADO,


Foram alguns anos pensando em fazer, combinando, esquecendo, voltando a falar no assunto, deixando para depois, não fazendo, mas dessa vez é pra valer.

Este ano finalmente deu certo, sábado estaremos lá..... Maratona de Revezamento Bertioga – Maresias – 75 Km de praias, areia, asfalto, água, subidas, descidas, enfim, 75 Km de adrenalina.

Inicialmente 01 Equipe – Macia’s And Friends, composta de 9 Participantes (Cargill São Paulo e Gama Santos), mas as conversas na Tenda da Gama empolgaram o pessoal, e ... mais uma Equipe foi formada – Gama’s Team (também 9 integrantes, todos Atletas da Gama Assessoria Esportiva).

Se formar as equipes foi fácil, fazer a logística da corrida..... Bom, voltamos à etapa inicial, marca reunião, desmarca reunião, se não estamos correndo nesse item, estamos pelo menos caminhando, já fechamos seqüência, transporte, camiseta, bikes para suporte, e o principal, o churrasco de confraternização na casa do Adilson.

Falta pouco..... Amanhã fecharemos os itens pendentes, e depois é só esperar pelo sábado, e curtir muito essa brincadeira, ou melhor, esse Desafio.

Os Times:
MACIA´S AND FRIENDSGAMA´S TEAM             
GABRIELGELSON
MÁRIOEMÍLIA
MARCORENATO SABINO
AUGUSTOADILSON
FABIOALICE
ALVARORICARDO
AILTONLÉO
JOSÉ LUIZROGÉRIO
MAUROARNALDO



domingo, 17 de outubro de 2010

DOMINGÃO... HORÁRIO DE VERÃO...



Começou hoje, o que eu considero o melhor período do ano, o Horário de Verão. 
Correr à noite, mas ainda ver o sol se pondo na direção da Ilha Porcha, renova qualquer um, dá mais vontade, recarrega a bateria para o dia seguinte.
Mas,  justo hoje, primeiro dia do novo horário, tinha corrida, e a equação: 1hora à menos de sono, mais cansaço acumulado pelos treinos da semana (preparação final para o Desafio Bertioga Maresias no próximo sábado, com tiros, areia fofa, longão, subida), e ainda somado a um início de manhã nublado, tinha como resultado não vou correr, quero ficar na cama.  
Alterei o despertador umas 03 vezes, mas na última levantei, afinal essa corrida do Campeonato Santista de Pedestrianismo, é uma das provas mais legais do campeonato, com largada no SESC (a pé menos de 5 minutos da minha casa) e todo o percurso na orla da praia de Santos, e chegar lá e encontrar os amigos já melhora o astral. 
Aquecimento comandado pelo Prof Marcelo (Gama Ass. Técnica), e lá vamos nós para a largada. Larguei um pouco mais no fundo, a idéia era fazer o primeiro km leve, depois 06 mais fortes (como treinamento para Bertioga Maresias) e o restante confortável. E assim foi, parte com o Rogério (até que o tênis dele desamarrou), depois correndo pra chegar no Marco e no Adilson, e depois correndo junto com a Silvia até a chegada (isso depois de quase ser atropelado por um bólido chamado Ezequiel Jr que passou voando baixo no km7).
No final, 52minutos, mais uma bela medalha, um papo rápido com o amigo Ezequiel Jr (semana passada completou a Maratona de Buenos Aires com um tempo invejável até para corredores de ponta) e a Cláudia, e confraternização na Tenda do Gama. Dessa vez o papo não foi o resultado da corrida, mas sim os esquemas para   o Desafio Bertioga Maresiais, e para a organização da viagem para a Meia de Paris em Março de 2011.
Parabéns especial para o Jonas Magenta, que já era um sub 50, e logo logo vai ser um sub 45, e para o Douglas Brito que correu muito e pelo que vi, chegou na frente até de gente famosa.

Valeu não ter atendido aos chamados do cobertor

domingo, 10 de outubro de 2010

Quem fica parado é poste.....

Correr,     Correr do que?  Correr para que?   Correr por que?

Correr do sofá que toda noite, ansioso, te espera. Da tv, ligada na novela, que finge retratar a vida real que não existe, dos desejos e necessidades trazidos pelos comerciais. 

Correr do Sedentarismo, da Obesidade, correr do Stress.

Correr para ter saúde, para viver, senão mais, pelo menos melhor. Correr pra poder comer aquela feijoada, aquele brigadeiro, sem pensar no colesterol.

Correr para ter 40, 50, 60, 70, mas se sentir com 30 anos...

Correr para a foto na faixa de "CHEGADA", para baixar o tempo, ou para apenas curtir o percurso, não importa.

Correr para conhecer gente nova, fazer novos amigos, encontrar antigos amigos e perguntar, e contar, como foi a corrida...

Correr porque é bom, porque faz se sentir vivo, porque traz experiências novas.

Correr porque quem fica parado é poste.

 E você, corre por que?

(foto da minha chegada na Meia Maratona de Nova York)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

iPod or not iPod


Música na corrida é tudo de bom. Você se desliga, esquece o cansaço, o tempo passa mais rápido (num longão então..), dá até impressão que o ritmo fica mais forte. Existem estudos que comprovam que a música certa pode fazer correr mais e melhor.

Quem não lembra de alguma corrida, ou treino, em que na hora certa entrou a música certa (ou errada), e tudo mudou?

Lembro de um sábado de verão, longão em Santos, eu estava exatamente na Ponta de Praia, céu lindo, um navio de passageiros entrando na barra, o iPod começa a tocar Balada do Amor Inabalável (Skank), precisa mais? Dá vontade de parar o tempo e ficar ali correndo. Tem uma da Volta da Pampulha, calor insuportável, eu no km 16 quase abrindo o bico, começa a tocar "Can you fell it", não sei de onde veio a energia, mas os 1,8km que faltavam foram os mais rápidos da minha corrida.

Escolher bem o playlist é fundamental, a musica deve acompanhar o ritmo que se espera do treino.

Menos batidas para treinos leves, mais fortes para aquela corrida em que se espera quebrar um recorde.

A mensagem da musica então...... escolheu errado, tudo falha.

Corrida de São Silvestre, voltando de uma pequena lesão, começando a subida da Brigadeiro, começa a tocar "Não vou me adaptar" (Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia, Eu não encho mais a casa de alegria, os anos se passaram enquanto eu dormia ...) dos Titãs. Imagina o animo (ou seria desânimo?????).


E quem não tem histórias como essas?

domingo, 3 de outubro de 2010

CHOSE DE LÓC....

Treino de sábado, 13 km na "Serrinha".Pra quem não conhece,a Serrinha é a estrada de apoio da Ecovias, entre as pistas de subida e descida da Imigrantes, asfalto legal, bem arborizado, e muitas subidas.
Eu, Arnaldo e Mauro programamos sair de Santos as 8:15hs, e encontrar com o Léo na Balança da Imigrantes, onde deixamos os carros estacionados.
Tempo nublado, temperatura amena, mas antes de começar a aquecer..... São Pedro abriu as torneiras e, chuva, grossa e gelada.
Bom malucos ou não, depois de uns 25km de estrada, a opção era correr, ou correr, então...vamos lá, 6,5km de subidas,  uma parada rápida para um papo, e 6,5km de volta, só descidas.
Na ida o Mauro e o Arnaldo, que vão fazer o último trecho da "Bertioga Maresias" pelas 02 Equipes do Gama, sairam na frente e sumiram.
A idéia é fazer pelo menos mais um, espero que sem chuva, antes da Prova da Bertioga.

Em tempo, o título em francês já é pensando na Meia de Paris que a Equipe do Gama vai participar em 2011.


Postagens populares