terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Neblina x Treino



Neblina, condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com o solo frio. Nessa situação o ar quente perde calor para o solo frio e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense.

Ok, e o que isso tem a ver com treino? Teóricamente, nada.

Se estivesse em Londres, correr no Hyde Park, ou no Regent's Park, com o Fog Londrino, até podería ser charmoso, mas... Moro em Santos, e trabalho em São Bernardo, e entre as 2 cidades tem a Serra do Mar, o pedágio da Imigrantes, e uma frequente formação de neblina, que leva a Ecovias a operar a descida da serra em comboio, e nessa situação a viagem de pouco mais de 60 minutos acaba virando 90  ou 120 minutos.

Semana passada foi típica.... neblina todos os dias, e o impacto nos treinos foi grande. Mesmo estando em uma fase de "quase férias", "quase trabalho de base", e com treinos mais leves, esses atrasos sempre causam estrago, seja nos horários, seja na vontade de treinar.

O resultado na planilha da semana foi:

Segunda feira, dia de natação e musculação, cheguei tarde em Santos, e só deu tempo pra uma musculação meia boca e um treino leve de spinning.

Terça Feira, novamente o Papai Noel da empresa ao lado sumiu, e isso significa neblina, Mas até que dessa vez o estrago foi pequeno, nem 30 minutos de atraso. Programação do dia, 45 minutos leve (fizemos 6,5km com pace de 6"25), em companhia da Silvia que estava voltando a correr depois de uma crise de sinusite. Novidade do dia, Bia e do Caio (filhota e genro) que resolveram começar a correr, foram para caminhar.

Quarta feira, dia de natação e spinning, mas, novamente o Papai Noel sumiu, e cheguei a tempo de fazer 40 minutos de natação e um pouco de musculação.

Quinta feira, treino de corrida, 40 minutos confortável. Desta vez não deu pra ver se o Papai Noel sumiu (passei o dia inteiro em reunião em Cajamar), mas a neblina estava lá, e por sorte não cheguei tarde em Santos. Mas, São Pedro não ajudou e mandou um baita temporal justo na hora que eu estava saindo pra treinar. Depois do vendaval, mas ainda com chuva leve, sai pro treino (lá pelas 21hs), o gostoso é que a praia estava vazia, ninguém andando ou correndo, e não fosse o ataque da "luz verde" (daqueles malditos laser point que alguém de algum prédio da orla apontava em minha direção), dava pra dizer que eu tinha alugado aquele belo cenário com exclusividade. Resultado do treino,  7km com ritmo médio de 5"25.

Sexta feira, preguiça. Depois de um dia de trabalho bastante estressante (mais que o normal), deixei a planilha de lado e ..... descanso.

Sábado, chuva, muita chuva, e o treino de bike (80 minutos), foi substituido pela musculação. A idéia era realizar o treino no domingo, mas....

Domingo, dia de descanso, mas como o descanso já tinha sido antecipado para 6ª feira, e como amanheceu com chuva, e já que também não deu para pedalar, aproveitei a avenida de praia interditada para realização do Troféu Brasil de Triathlon, e fiz um "longuinho" de 12 km progressivo. Legal foi correr na Av. Portuária, em uma faixa isolada bem no meio do percurso de ciclismo do triathlon, além de um visual diferente e muito legal, deu para ver que não estou tão mal assim na bike.

Um comentário:

  1. Te desejo um Feliz Natal e que 2012 seja repleto de paz, saúde, felicidades e realizações, que a chama da corrida continue sempre forte, e que vc possa desfrutar de muitas largadas e chegadas...

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir

Postagens populares