terça-feira, 24 de maio de 2011

DESAFIO DE CAMPOS


Ainda não foi minha primeira participação em uma prova de ciclismo, mas foi minha primeira experiência em uma competição da modalidade.
Fui acompanhando o grupo da Gama (Gabriel, Ney, Guto, Caio e Rafael) que no último final de semana participou do 9º Desafio da Serra de Campos. Por razões técnicas (minha falta de preparo para encarar as subidas), só encontrei com o pessoal na chegada, mas mesmo assim deu para perceber toda a dificuldade da prova.
Inicialmente o percurso, que liga Santo Antonio do Pinhal (altitude 1.080 ms) a Campos do Jordão (altitude 1.628 ms) era de 50 kms,  foi alterado para 37 kms, mas com subidas mais.... vorazes (segundo o pessoal verdadeiros paredões).
Belas paisagens (já fiz o trajeto de carro), muito frio (na largada uns 5º graus), muita subida.
Na chegada os comentários eram sobre o frio (principalmente nas descidas), de que muita gente tinha caminhado nas subidas mais ingremes, e principalmente de ter conseguido completar.



terça-feira, 17 de maio de 2011

A Tribuna deste ano,

Lá estavam todas as tribos o pessoal da Gama, amigos da Scania, da Cargill, do Itaú de São Paulo, amigos de Santos, família, enfim a festa dos 10Km da Tribuna FM não foi diferente dos outros anos, foi até melhor, com Marilson Hexacampeão e quebrando o recorde da prova.

A alteração do percurso (pequena mas positiva), e largada em dois pelotões, com intervalo de 15 minutos, facilitou bastante, mas a definição de quem corre em qual pelotão deve ser melhorada, afinal no 1º Pelotão onde a previsão de tempo era abaixo de 1 hora, no Km 1 já tinha gente caminhando. Talvez buscar o resultado do corredor nos anos anteriores seja legal.

Se os 10Km A Tribuna FM já são, históricamente, sinonimo de festa na cidade, imagina com final Santos e Corinthians na Vila.

A prova em si, é uma festa, tem o "esquenta" nas Tendas das Assessorias e Academias, tem os encontros nas Praças do Centro Histórico de Santos, tem o pessoal que vem de fora, tem muita vibração.
Durante, até quem nunca correu essa prova, mas mora em Santos, sabe a festa que é.. Av. João Pessoa cheia, os balões soltos na largada, a passagem no Túnel , as avenidas cheias de gente assistindo, bandas, DJs, a virada do canal 5 para a praia, e ai o belo jardim de Santos (que nem da pra ver de tanta gente assistindo a corrida), depois cruzar o portal de chegada próximo à Ana Costa, e... terminou? não...

Tem o depois, tem os encontros com amigos(normalmente em frente ao Bonde), tem festa nas Tendas das Assessorias e Academias, nos botecos da Praia, nas Barracas de Praia. Essa é a hora de curtir o feito, de contar como foi difícil e cheia a largada, de comer um bom churrasco e tomar chopp (nessa hora pode).

Não consegui baixar meu tempo (fiz em 54:05) em relação a 2010 (52:17), mas consegui, pela primeira vez na Tribuna, fazer a prova toda correndo, sem dar uma andadinha sequer, e isso foi muito bom.

Parabéns pro Marco, Arnaldo, Jairo, Silvia e Renata que bateram seus recordes nessa prova.

Valeu mais essa medalha.



A TURMA

Mário, Luciano e Carol

Pessoal da Cargill - SP

Maurão com as Quenianas (1º, 4º e 5º lugares)

A TURMA (original) Arnaldo, Léo e Eu
Eu, Regina, Marco e Sandra
Estreantes do Missão Possível

sábado, 14 de maio de 2011

Apaga a Luz... Equipe GAMA chegou



Nem branco com azul, nem azul com amarelo.

Este ano é pra marcar... nosso uniforme para os 10Km A Tribuna FM é Verde Limão com Laranja.

Se nos anos anteriores o pessoal da equipe reclamava que o uniforme era discreto demais e ninguém nos via durante o percurso, este ano seremos vistos de longe.

E na entrega dos Uniformes, hoje na Tenda do Gama no Canal 5, teve treino leve, teve confraternização, muitas fotos e até a Tv Tribuna gravando uma matéria para o Jornal da Tribuna.












terça-feira, 10 de maio de 2011

Domingo tem mais uma "10 Km A Tribuna FM"



Sem dúvida a prova mais gostosa do ano.
Não é prova para fazer tempo, afinal são mais de 12 mil pessoas se acotovelando na largada, mas é prova para se divertir, encontrar pessoas, bater mãos com quem tá assistindo (e tem gente assistindo nos 10 km do percurso). Para quem não é de Santos, a dica é aproveitar o visual da cidade.
Essa foi minha primeira corrida, e desde então não perdi nenhuma edição.
Em 2005 fechei os 10 km em 1h04m15s, e consegui nos anos seguintes, sempre, baixar um pouco meu tempo, sendo em 2010 meu PR na prova, com 00h52m17s.
Correr os 10k em 2005 foi uma aventura, alguns amigos fizeram minha inscrição como caminhante, e eu por desafio resolvi que iria correr e não caminhar.
O treino pra prova, desenvolvido por meu Personal Treiner Tabajara (eu mesmo fiz a planilha de treinos), era uma piada, corria 100 ms caminhava 1km. Durante os treinos, o único dia que corri realmente, foi em um ameaço de tempestade, ai... pernas pra que te quero, descobri que eu conseguia correr pelo menos 5km sem parar.
E no dia 15/05/05 lá estava eu na largada, em frente ao prédio da Tribuna,  no meio do povão (pensando o que faço aqui???). E consegui chegar no Gonzaga, correndo e inteirão.
Essa foi minha primeira aventura nas corridas, e dai pra frente muuuuuitos 10kms, 10 Meias Maratonas, mas já com Assessoria Esportiva da GAMA.

Participar dos 10Km da Tribuna  é sempre empolgante e desafiante, o percurso é plano, mas a temperatura alta desgata mais que uma subida.
Este ano quem sabe consigo baixar um pouco mais meu tempo. O treino foi desenvolvido para isso, mas na Tribuna tudo é surpresa, se der azar de ficar no fundão..., se fizer muito calor..., se encontrar muitos amigos no percurso....

domingo, 8 de maio de 2011

Teve de tudo



A programação dessa semana até não fugia muito das anteriores, 02 dias de natação, 02 sessões de musculação, 03 dias de corrida, 01 aula de spinning, e, se sobrasse energia 01 hora de bike. Diferente, uma competição a Fila Night Run no sábado à noite. Tudo isso, e com descanso na 6a feira e no domingo.

Bom, mas como a teoria e a prática nem sempre se conversam.... Nem tudo aconteceu como planejado.

Natação e Musculação, sem problemas, e, na minha opinião (talvez os professores até não concordem) com grandes avanços nas aulas na piscina.

Já a corrida.... a começar pela terça feira, na planilha 60 minutos de treino, intercalando 20 minutos confortável por 20 de areia fofa, e mais 20 confortável. Só que o mar resolveu invadir Santos, e faltou areia fofa pra treino. Deu prá fazer, mas podia ter sido mais forte.

Na quarta, depois da musculação, acabei trocando a aula de spinning por uma corridinha na praia. Corridinha sem compromisso, só pra relaxar, mas que rendeu 7km num ritimo bom.

Na quinta o treino foi gostoso, feito em grupo, também 60 minutos, intercalando confortável com 6 x 2 minutos progressivo.

Quando parecia que finalmente iria, cumprir o programado, descobri que a Fila Night Run era na Zona Norte, e com a largada mais tarde do que havia sido informado. Como a semana, profissionalmente, já tinha sido pesada, preferi, pra não subir a serra também no sábado, não correr.

Troquei a corrida por um treino no sábado pela manhã, e acabei fazendo 12km com bastante sol e calor.

Domingão, Dia das Mães, prá não atrapalhar o café da manhã em família, por volta das 7:30 da manhã saí pra pedalar. Sair da cama não foi fácil, a pizza de sábado à noite não caiu legal, e o sono não tinha sido gostoso, mas....

Bom fui... no caminho, celular apitando, mensagem do Gabriel e do Marco, convidando para ir pedalar, mas já estava lá, e acabei fazendo sozinnho.

Final de treino, ou melhor, quase final de treino, depois de cruzar com o Gabriel no caminho, e comentar que a sapatilha estava esbarrando no pedal, resolvi inventar e trocar o pé de apoio para o esquerdo.... tinha que dar besteira. Menos de 500 ms de casa, precisei para num semáforo,e.. tirei o pé esquerdo do pedal, e cai pro lado direito.... pé preso na bike....  Ridículo, o cara do carro ao lado não entendeu nada.

Sem machucados, mas com alguns estragos (pequenos) na bike, este foi meu primeiro tombo. Dos amigos "bikers", o consolo, o Vilela deu boas vindas ao clube, já o Gabriel disse que até demorou muito pra acontecer.

Bola pra frente... esta semana promete, domingo tem 10Km Tribuna FM, a melhor 10K do Brasil.

Postagens populares