domingo, 4 de setembro de 2011

Corrida de Cabritos



A dúvida foi grande, Corrida de Cabritos ou Formiguinhas ? Qualquer um se encaixa para falar da prova de ontem. A imagem de quem assiste da base da montanha deve parecer com um carreiro de formiguinhas, ou ainda de um monte de cabritos escalando o morro.

Não mais de 300 corredores, 12 km, sendo pouco mais da metade dentro da montanha, em trilhas íngremes, estreitas, escorregadias e perigosas.

Da largada até a área de proteção florestal são quase 3 km, em cascalho, pontes, escadas, subidas, e ontem com bastante sol e calor. Nesse trecho até deu para forçar um pouco e fazer na casa de 5:20 mim por km. Pouco antes da montanha um posto de hidratação, e lá vamos nós "floresta" adentro.



À partir da entrada no Portão da Reserva é que a brincadeira começa.... boa subida, sombra, pedra, e curvas, pouco mais adiante mato, lama, e trilha, estreita e íngreme. E assim serão os próximos 6 km.


Na trilha,é impossível correr, ultrapassar, ou desviar o olhar do chão, seja para escapar dos formigueiros, seja para não tropeçar  nas raízes de árvores, ou pior ainda, para não cair em um dos inúmeros buracos. Este ano, só eu levei 3 tombos, em uma  pedra, em uma raiz de árvore (quase cai de cara no chão), e um escorregão de bunda na lama. Os quase tombos não foram poucos, e o mais hilário foi o escorregão, tentei me segurar num galho, ele arrebentou e ... chão.

Nesse trecho, se subir é difícil, mais parece escalar do que correr, descer não é mais fácil, se embalar na descida e patinar em um trecho de lama..... o tombo é certo e o estrago pode ser grande.

Esses 6km de Reserva levam a uma altitude de 140ms, mas ao todo, as subidas totalizam 263ms de elevação.

O divertido é que como não dá quase para ultrapassar, todos "correm" juntos em fila indiana, e se ajudando, seja avisando dos buracos, seja ajudando a descer pedras, ou a atravessar as 2 cachoeiras do meio do caminho.

Terminada a parte da montanha, os próximos 3km, até a chegada, até parecem fáceis, mas só pedras, cascalho, pontes estreitas, terra, escadas.... nada de asfalto.



Meu tempo este ano, 1h36min, cerca de 4minutos mais lento do que em 2010, mas.... este ano mesmo sendo o mesmo percurso, o desafio foi maior, o mato estava mais alto, com muito mais lama, muito mais escorregadio.

No final, depois da premiação (pelo Gama, a Silvia, a Alice e a Emília levaram Pódio, e pelo Scania Clube a Josie), um lanchinho no carro, e volta pra Santos.

Além das 4 medalhistas, parabéns pra Mim, para o Gabriel, Arnaldo e Gislene (Scania Clube), por ter coragem de enfrentar esse desafio.


Parabéns duplo pro Arnaldo Duarte, que além dessa pedreira da Corrida das Torres no sábado, enfrentou domingo cedo a Meia Maratona da Praia Grande (debaixo de bastante calor), e ainda conseguiu baixar o tempo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares