quarta-feira, 11 de julho de 2012

decifra-me ou te devoro


Esse era o desafio da Esfinge de Tebas. Ela devorava todos que se mostrassem incapazes de decifrar um enigma. Nada diferente do que a Meia Maratona tem feito comigo.

Conta a lenda que em 2008, em minha terceira Meia Maratona, eu consegui fazer os 21,0975 km da Meia  de Nova York abaixo de 1h54 min.

De lá pra cá, foram mais 08 Meias, e nenhuma abaixo desse tempo. E qual o enigma a ser decifrado? O que é mais importante para terminar bem uma Meia Maratona, e baixar esse resultado.

Em 2009, as opções, pra quem queria baixar tempo, não foram boas - Meia de São Paulo (dia quente, cheia de subidas e descidas) e Meia de Praia Grande (plana, mas muito calor).  Aprendi que o fator temperatura além do percurso são importantes.

2010, depois de passar o final de ano treinando.... ainda com ressaca do reveillon, veio a Meia da Disney. Percurso bom, poucas subidas, clima frio (até demais, sensação de 10º C negativo), e por 15 segundos não baixei o tempo (culpa do Garmin que perdeu o satélite, e no km 15 perdi todo meu planejamento). Ainda em 2010, Meia Corpore de São Paulo, 05 segundos mais rápido, mas...ainda acima de Nova York. Na Meia mais bonita do Brasil, a do Rio de Janeiro, também em 2010, tudo certo pra correr bem. Super treinamento, dia chuvoso e frio, percurso legal, e.... uma empadinha estragou tudo. Uma infecção intestinal, 1 dia antes da corrida, me detonou, e correr foi um sofrimento.

Com 2011, veio a Meia de Paris, corrida com os amigos, percurso bastante plano (mas no meio do caminho tinha uma subida igual à da Brigadeiro), maiores cuidados na alimentação, clima frio.... e um pouco mais pesado do que o normal. Resultado, 2 minutos mais lento. O tira teima em 2011 passou a ser a Meia do Rio, todos cuidados acima, mas ainda um pouco mais pesado, e 5 minutos mais rápido do que em 2010, mas longe do meu melhor tempo.

A Meia de Floripa era a grande esperança para 2012. Rápida, plana (pero no mucho), bonita, e fria. Quer mais?? Bem treinado, peso controlado, plano de corrida feito, cuidado na alimentação, e... quase quebrei. A subida do início me assutou, mudei todo o planejamento, arrisquei, e fechei 3 minutos acima do esperado.

Resta agora a Golden Four Asics - São Paulo. Urbana e rápida, fria e plana.... vamos ver.

O enigma: Peso, idade, planejamento de corrida, percurso, treinamento, clima, alimentação???? foco, determinação, playlist? qual o melhor mix para correr uma Meia legal?

2 comentários:

  1. Olá, Mário.
    Muito interessante seu post. Me fez lembrar de imediato do último texto escrito pelo jornalista e corredor André Savazoni (Revista Contra Relógio). Você vai se identificar bastante. Corre lá pra ler = http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/na-corrida/2012/07/10/de-plato-em-plato-voce-vai-evoluindo-e-baixando-seus-tempos/
    Forte abraço.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, tudo certo? realmente excelente texto, e tem tudo a ver. O grande problema é que como "atletas" queremos estar sempre evoluindo, mas acabamos nos esquecendo que temos outros papéis no dia a dia que nos impedem de ser apenas atletas e que certamente acabam tornando mais moroso nosso aprimoramento técnico.Grande abarço

      Excluir

Postagens populares