segunda-feira, 25 de junho de 2012

E AI.... TREINOU? - Planilha 239 (18 a 24/06)

Semana difícil, chuva, trânsito, neblina. Perdi parte dos treinos previstos, ou melhor substitui pelo que foi possível.


TREINO 239 - 18/06 A 24/06/12
DiaTreino PrevistoTreino Realizado
18/junDescansoMusculação - Membros superiores
19/junNatação1.000 mts - leve
20/junMusculação ou Spinning (Leve)Musculação e Spinning (Força)
21/junCorrida - 45 min (Leve)49 min - 8,5 km
22/junNatação (sem perna)Musculação p Membros Superiores
23/junBike - 30 km ConfortávelMusculação - Membros superiores
24/junCorrida - Camp. Santista - 10 km10 km areia da praia - 55 min

PRÓXIMAS PROVAS
 28/07      Jovem Pan Night Run - Praia Santos - 10 km
 29/07      Scania - São Bernardo do Campo - 5 km
 05/08      Golden Four Asics - São Paulo - 21 km
 16/09      Maratona de Revezamento Pão de Açucar - São Paulo - 2 x 5km
 Out.        72 km - Revezamento Bertioga - Maresias - Bertioga - 10 km
 Dez.       Volta da Pampulha - Belo Horizonte - 18 km

Duathlon / Triathlon - resolver???????

domingo, 24 de junho de 2012

Quando a preguiça fala mais alto

O domingão, depois de uma semana leve de treinos, tinha tudo para ser o ponto alto dos últimos dias. As possibilidades eram boas, e de tão boas até deixavam dúvidas sobre o que fazer.

No final de semana passado, logo depois de concluir a Meia de Floripa, recebi da Assessoria a planilha da semana, tudo muito simples, leve, bem focado no regenerativo (as semanas anteriores tinham sido duras nos treinos, e a Meia também não foi fácil). Na programação dos treinos, dia de descanso, e no máximo 1 atividade (leve) por dia, só no domingo que tinha o desafio da 2a Etapa do Campeonato Santista de Pedestrianismo , e justo a prova mais gostosa da competição, com 10 km na avenida de praia.

A idéia era seguir a planilha e fazer a prova de domingo de uma forma menos conservadora, mas... durante a semana surgiu um convite, do Rafael Guerra (Estilo Runners), de fazer um treino de corrida vertical no Monte Serrat (pouco mais de 500 degraus de escadaria). Como faz tempo que penso em fazer uma prova de corrida vertical, a tentação em aceitar o convite foi grande, e acabei ficando meio em cima do muro, mas mais pro lado do Monte Serrat do que da avenida da praia.

No sábado, depois de ter, em função do vento e chuva, o treino de bike na Rio Santos cancelado, resolvi deixar a decisão sobfre o domingo para São Pedro.... se o domingo fosse de chuva, Campeonato Santista, se o sol desse o ar da graça, treino de corrida vertical no Monte Serrat (belo visual, muitas fotos).

E São Pedro escolheu legal, domingão de sol, mas eu, depois de uma noite mal dormida, acordei, ou melhor ainda estava acordado às 6 da matina, e resolvi em vez de levantar e tomar café, virar pro lado e ficar mais uns 10 minutinhos na cama. Resultado, acordei à 9 da manhã, totalmente fora de hora tanto pro treino como para a corrida.

Bom, domingão de sol, e com as grandes vedetes do dia desperdiçadas, restou o feijão com arroz, ou seja, treinão de 10km na areia, naquele percurso manjado de sempre (canal 6 - Emissário - canal 6), e sem muito esforço (55 min).

Próxima semana promete um pouco mais, com treino de areião, bike, e natação mais forte, além de ter que definir o que fazer no 2o semestre (só correr?, prova de duathlon? finalmente 1 triatlhon?).

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Meia de Floripa - O tempo...



O tempo, ora bolas o tempo.... não, não é uma frustração por não ter feito PR, mas sim uma forma diferente de ver o resultado. Não, também não é prêmio de consolação.

A previsão para Floripa era de um final de semana frio e chuvoso. Na mala roupas de corrida para frio (calça comprida, camiseta 2ª pele, luva, gorro,..), mas por via das dúvidas também um short mais leve e uma camiseta de corrida de manga curta.

Na chegada em Floripa, uma manhã de sábado ensolarada, quente (acho que uns 30º C), e seca. Ótimo, ponto positivo para os passeios, e uma preocupação adicional para a corrida. Aproveitamos o dia para rever alguns lugares, e curtir o que Floripa tem de bom. Na parte gastronômica, almoço no Box 32 (Mercado Municipal), café da tarde no Café Cultura (Centrinho da Lagoa), pizza à noite na Don Biote (Balneário de Estreito) com os amigos da Equipe Gama. Além da passada nas Dunas, Praia de Jurerê, e Lagoa da Conceição.

Dormir cedo, e na dúvida (afinal calor, vento forte, promessa de frio e chuva) deixar 2 uniformes separados, um pra frio (e a  previsão inicial era de uns 12º C), e um de calor.

Café com os amigos às 6hs da manhã, no Hotel mesmo, e a primeira mudança nos planos: a roupa de frio que havia vestido precisou ser trocada por uma mais leve. Ótimo, também nada de chuva.

Caminhada até a largada (o Hotel Bruggeman fica a uns 500 mts), aquecimento rápido, e... aguardar a ordem de largada, e ai a grande decepção com a organização. Inicialmente a largada era prevista para as 7:30, mas o atraso foi superior a 15 minutos (oficialmente o helicóptero estava fazendo tomadas aéreas, mas no paralelo a informação era de que as ruas ainda estavam sendo fechadas para a corrida).

O plano inicial era fechar a corrida abaixo de 1:55, fazendo os 8km iniciais de forma mais confortável (ritmo de 5:30 por km), e o restante pelo menos 10 seg mais rápido. Nos primeiros 3 kms segui o plano, mantendo a média de 5:30 por km, mas ai apareceu uma bela subida, que já indicava que a volta não ia ser fácil (+/- no km 17 a subida seria um pouco pior). Ai uma consideração importante, toda a publicidade fala em um a corrida plana, o que não é verdade, esse Km 17 até parece uma Brigadeiro no meio de Floripa.

Bom, com essa subida e com previsão de outra um pouco mais longa na volta, fiz um ajuste nos planos, e procurei deixar uma sobra de tempo para, se necessário, caminhar um pouco na subida final. A estratégia, meio suicida, foi a que usei em alguns treinamentos, de forçar  no final de cada km para baixar um pouco a média de tempo, ou seja, fazer os 700 mts iniciais do km de forma mais confortável, e nos 300 mts finais mais forte. E o resultado até o km 15 foi bastante positivo, deixando folga para fazer os 4kms finais na casa de 6 minutos cada.

No km 16, já me preparando para a subida (e também por conta de uma pequena subida) dei uma relaxada no tempo, e entrei na subidona do 17 já meio trotando e ai uma bela surpresa... tenis desamarrado (ok, todo mundo fala, "dá 2 nós", mas esse tenis nunca tinha desamarrado, então quando  vesti não me preocupei muito com isso). Parar e amarrar o tenis não foi o grande problema (se muito foram 30 seg), o difícil foi, depois de 17 km em ritmo mais forte, abaixar, amarrar o tenis, e depois levantar.... Quem disse que a perna aceitou o comando de "hora de levantar e voltar a correr"? O resultado foi uma bela travada na coxa e na panturrilha, e caminhada inclusive na descida.

Hora de mudar a estratégia e partir para o "salve-se quem puder". O plano passou a ser:  chegar, e se possível abaixo de 2hs.

Dos 4 kms finais, 2 foram bem acima de 6 minutos, um em 6, e outro abaixo de 5:30. Resultado final, cruzei a linha de chegada caminhando, com 1:57 e mais alguma coisa. Na média um resultado razoável, e sem decepção por quase ter quebrado. Lições, ousar um pouco até teria valido à pena, mas não amarrar o tenis de forma eficiente é prejudicial à PR.



Medalha na mão, vamos aproveitar a linda Floripa. Caminhada nas Dunas (haja perna pra subir o areião depois de correr 21km), Sequência de Camarão na Lagoa, Torta de Chocolate com Morango no Café Cultura (Lagoa), passadinha rápida na fria Joaquina.

Ponto positivo para organização da prova, menos de 30 minutos depois de ter cruzado a linha de chegada, recebi no meu celular a informação do meu tempo líquido na prova, e a hidratação perfeita (mesmo considerando que era um dia frio). Pontos negativos: não deixar claro sobre a subida, e o atraso na largada.

Turbulência no voo de retorno pra casa, e voltar para a realidade e pra uma semana onde na planilha o Técnico Gabriel foi enfático: pegar leve (natação leve, musculação leve, spinning leve, corrida leve, e mais uma prova no domingo).

Dados da Corrida - Extraído do GARMIN
   Tempo de Prova          1h57 min 57 seg
   Pace Médio                 5:33 min/km
   Total de Kms               21,3km
   Elevação                      83 mts

Classificação
   Faixa Etária                  83º em 139 participantes  (59,7%)
   Por Sexo                      941º em 1.524 paticipantes (61,7%)
   Geral                            1.067º em 2.057 participantes (51,8%)



terça-feira, 12 de junho de 2012

O Homem a ser batido



Domingo tem Meia Maratona de Florianópolis, e por mais que eu diga que a competição individual não é o meu objetivo, que participar, curtir o belo visual da cidade, e terminar bem a prova, é o foco, sempre pinta um pensamento de, será que não consigo chegar na frente, será que dessa vez não consigo cruzar a linha de chegada com um tempo menor?

E isso pinta de forma inconsciente quanto se escolhe uma prova, ou quando se negocia com o treinador alguns ajustes nos treino.

A opção por Floripa, além de ser uma bela cidade, e onde toda a família também poderá aproveitar a viagem, foi muito em função do slogan da corrida:

"Rápida como Berlim, Fria como Nova York, Plana como Chicago, Bela como Floripa"

Bom, considerando o perfil da prova, e analisando os treinos feitos, acho que este ano dá pra tentar chegar na frente do meu coelho.

Nos treinos de corrida, até maio, véspera dos 10 km A Tribuna, o objetivo era velocidade e o resultado foi positivo, consegui chegar, por muito pouco, mas à frente, e isso sem forçar o ritmo, fazendo uma corrida de diversão. Depois da Tribuna, o foco foi rodagem / rodagem com tiros, e só nos últimos 7 dias foram 3 treinos de 19 km (no último ainda levei uma bronca do Gabriel por não cumprir a planilha que previa no meio do treino, 4 tiros de 3km fortes...). Terminei todos eles super cansado, mas há muito tempo eu não conseguia  fazer 19 km, sem parar, só com 2 postos de hidratação e apenas 1 gel de carboidrato.

Sem contar os treinos de bike, e spinning que fortaleceram e bastante a musculatura das pernas, e o de natação, que apesar de detestar, melhorou e bastante minha respiração.

De ruim nos treinos deste semestre, o isolamento. Em função dos treinos de bike, e de outros compromissos pessoais, acabei correndo muito pouco com os amigos, e isso sem dúvida faz falta, seja nas brincadeiras, seja na avaliação, real, da melhoria do condicionamento.

Bom domingo tem Floripa e vai ser um belo teste para ver se consigo finalmente bater esse cara que me persegue há bastante tempo.

Quem é esse cara? Ele tem 4 anos menos do que eu, praticamente o mesmo peso, é menos conservador, tem menos medo de quebrar, se precisar ele anda para se recuperar e depois senta a bota novamente.
Esse cara é o Mário que em 2008 fez 1h54min50seg na Meia Maratona de Nova York.

Vamos que vamos, domingo em Floripa tem o tira teima dos 2 Mários.


Postagens populares