sábado, 16 de março de 2013

PASSADAS EM NEW YORK (3)

Sair de Santos com calor de + de 35C, e chegar em Nova York com frio de - 10C (sensação de -16C) não é fácil. Segundo a metereologia, fevereiro é um dos meses mais frios do ano por lá, a média histórica é de -6C (e com o vento isso fica pior ainda).

Nova York é energia pura, não tem nada tão marcante como uma Torre Eyfell, um Coliseu, uma Notre Dame, ou um Castelo de Bukingham, mas tem vida, tem agito. É muita coisa e ao mesmo tempo nada de muito novo.

Andar por lá é muito fácil, a identificação das ruas e avenidas por números, facilita... você sempre tem ideia de quanto falta para chegar, ou da distância. Andar de metro (comprar passe de metro para alguns dias, conforme o período de viagem, é uma boa e reduz bastante o custo) , apesar de eficiente, é mais complicado nos finais de semana, onde alguns se tornam linhas expressas e não servem todas as estações do roteiro. Cuidado...

Legal é, como em todas as viagens, chegar e fazer um tour completo, e depois definir o que exatamente detalhar melhor. Para os pontos turísticos, aqueles que não dá para deixar de ver, o melhor é comprar um CityPass (www.citypass.com\newyorkcity), onde com desconto considerável sobre o preço de bilheteria é possível comprar antecipadamente passes para visita, com a facilidade de não pegar filas na hora do passeio.

Dos programas possíveis do CityPass, optamos por:

Empire State

350 5th Ave. and 34th St.
New York, NY 10118
esbnyc.com



Tem 443 mts de altura, 102 andares, e todo em estilo Art Déco, fica no cruzamento da 5a Avenida com a West 34 th street,  proporciona uma visão ampla da cidade. Foi por 40 anos, até a construção do WTC em 1972, considerado uma das mais altas estruturas do mundo.




American Museum Of Natural History

Central Park West at 79th St.
New York, NY 10024

Quem não lembra do filme Uma Noite no Museu? Junto ao Central Park, na 5a Avenida, fundado em 1869, conhecido pela coleção de fósseis, especialmente os esqueletos de dinossauros. Logo na entrada um barossauro de uns 15 mts é a atração inicial. Para quem tem IPhone, o Museu disponibiliza um App que facilita bastante a visita.
Fora da exposição permanente, uma exposição interessante sobre cozinha global, com um antigo mercado, culinária virtual, e salas de jantar de ilustres.

Rose Center for Earth and Space




The Metropolitan Museum Of Art


Metropolitan Museum
1000 Fifth Ave. at 82nd St.
New York, NY 10028
(212) 535-7710
metmuseum.org
Fundado em 1920, mas a história do Museu começa em 1866, em Paris, quando um grupo de americanos resolveu criar uma instituição nacional para trazer arte e educação para o povo americano. No acervo, principalmente, pinturas europeias dos séculos XII a XX, além de esculturas e obras de artistas americanos. De especial uma exposição de Matisse.







MOMA


11 West 53rd St.
New York, NY 10019
Entre a 5th e 6th Avenues


Fundado em 1929, é hoje dos mais famosos Museus de Arte Moderna do Mundo. Vale uma visita completa e detalhada.








Guggenheim Museum



1071 5th Ave. at 89th St.
New York, NY 10128
guggenheim.org


O show é a arquitetura do prédio. A visita à obras é feita em uma passarela em espiral...





Circle Lines Cruises



Pier 83 - Midtown
West 42nd St. and 12th Ave.
New York, NY 10036
circleline42.com


Passeio de barco pelo Rio Hudson, o citypass possibilita alguns tipos diferentes de ´passeio, mas no inverno é restrito a um de 70 minutos. Da uma bela visão de New York, e chega bem próximo à Estatua da Liberdade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares