segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Efeito Maresias....



Tô sentindo até agora, as pernas ainda estão doloridas, e não deixam esquecer da experiência do último sábado. Mas se o leve dolorido incomoda, a satisfação de ter vencido esse desafio é muito maior.

Mas vamos ao começo, Prova de Revezamento Bertioga Maresias, largada no Forte de Bertioga, chegada , 75 km depois, nas areias fofas da praia de Maresias em São Sebastião. Percurso pelas praias e serras do litoral norte de São Paulo, e alguns trechos pela estrada Rio-Santos.



Gama Assessoria Esportiva com 03 Equipes de 9 integrantes, e 01 Solo (Marcio - Campeão da Categoria Solo com 05hs45min), e estratégia de apoio definida com alguns dias de antecedência, que, como sempre funcionou bem, mas.... também como sempre, a estrada estava mais cheia do que em anos anteriores, e... o stress de levar os integrantes aos postos de troca não foi pequeno. Para ter idéia o trecho entre Guaratuba e Juqhey, que normalmente sería feito em 40 minutos, demorou mais de 2 hs, isso trafegando parte do tempo no acostamento.


GAMA 3GAMA 4GAMA 6
TRECHOAtleta
1GABRIEL LOTFIMARCELOMARCOS NERI
2ALICESABINORODOLPHO
3DENILSONELIELSONLIVIA
4AILTONEMILIAFABIO
5MARCELO FREIREROGÉRIO DALLAALBERT
6NORTHONAUGUSTOALVARO
7LÉOMARCO MACIAROGÉRIO SOARES
8JAIROCAMARAROSE
9ARNALDOSILVIAMARIO MACIA
Tempo Previsto06hs50min07hs05min07hs05min

Largada dada, este ano um pouco mais tarde (às 8hs15), e lá vão algumas centenas de corredores, e no meio as 03 equipes da Gama (todos compartilhando a mesma  estrutura), em direção a Maresias.
A sequência de chegada em cada posto de troca é difícil de detalhar, mas o stress de levar os integrantes das equipes a cada posto de troca foi grande. O congestionamento na Rio Santos era grande, em função da corrida (um dos postos de troca fica bem na Rio Santos, e ali o trânsito para mesmo), de um Campenonato de Surf em Maresias e um final de semana de muito sol.

Mário, Arnaldo, Fabinho, Marco

A Van que levava o pessoal dos postos 4,5, 6 ficou presa na estrada, e para não atrasar mais ainda as trocas, de moto o Marco e o Gabriel buscavam o pessoal na Van e levavam até o PC. Enquanto isso no meu carro, Eu, o Arnaldo e a Silvia que faríamos o último trecho, junto com o Jairo e o Camara (ambos PC 7), tentavamos na estrada rodar a pelo menos uns 20km por hora, mas tava difícil (estrada, acostamento e pista contrária tudo parado). Depois de mais de 2hs de viagem chegamos em Juqhey para deixar os 2 (a Rose já tinha ido de moto para esse posto).

A missão agora era chegar na Praia de Camburizinho, estacionar o carro, cuidar da alimentação, hidratação, alongamento e aquecimento (sem esquecer de um pit stop por que a coisa já estava ficando brava). Chegar até não foi difícil, mas estacionar.... Descemos e subimos a Serra de Boiçucanga e nada de lugar, e pra ajudar o Gabriel ligou informando que o Camara já tinha largado, há uns 10 minutos em direção ao nosso posto. Como anjo da guarda existe, saiu um carro justamente nessa hora, e afinal apareceu uma vaga.

Alimentãção e hidratação meia boca (pra ajudar a agua da minha mochila de hidratação tinha vazado), logo o Camara chegou (abaixo de 43 min), e lá foi a Silvia.... Ansiedade minha e do Arnaldo aguardando respectivamente a Rose e o Jairo chegarem.

Mário, Arnaldo, Camara, Fabinho
Alguns minutos depois chegou a Rose, e lá vou pro que considerei a primeira loucura deste ano (a 2ª se tudo der certo será subir a Serra de Campos do Jordão de Bike), fazer o último trecho da corrida que inclui as Serras de Boiçucanga e Maresias. Bem depois, eu não vi, mas falaram, chegou o Jairo e o Arnaldo (pelo 2º ano) foi fechar o trecho pela Equipe Gama 3.

Na empolgação da largada, fiz o início da Serra de Boiçucanga com pace mais rápido do que o previsto, o que custou um finalzinho de serra mais lento. Descida beleza, e o trecho plano entre Boiçucanga e Serra de Maresias foi, apesar do sol forte e vento contra, mais rápido do que eu tinha planejado. Um pouco antes da subida de Maresias, um caminhão das Casas Bahia quase me atropela (o mesmo que no congestionamento entre Guaratuba e Juqhey tentava fazer uma entrega), acabei depois passando por ele na subida da Serra, e novamente enquanto esperava a Van para voltar para Guaratuba (imagina o humor desse motorista, sábado, sol, trabalhando, muito trânsito, e um monte de loucos correndo na estrada).
o tamanho da encrenca.


No início da subida de Maresias (mais caminhei do que corri), o Marco e o Gabriel deram apoio (o Gabriel ameaçou correr junto, mas não achei uma boa idéia), depois, durante a subida passei ou fui ultrapassado por poucos corredores. A hidratação que era meu medo, foi muito bem feita com 2 postos de água e 1 de Gatorade (fora a oferta de bolo e água pela equipe de apoio de outros corredores).

Se a subida foi cansativa e estressante (parece que não acaba nunca, sempre que se faz uma curva aparece outra subida), e o vento contra tornou tudo mais difícil, a descida não foi mais fácil. Descer correndo já é um risco, correndo pelo acostamento (que não existe), grudado nos carros, e desviando das tartarugas (sinalização da estrada), é uma tarefa complexa, e além de tudo aquele caminhão das Casas Bahia, lá, também descendo a serra.

Finalzinho da Serra, indicação de mais 2km (plano) e 500 mts de areia fofa (antes fosse verdade).

Até dá para respirar aliviado, mas como tudo que estava ruim pode ficar pior, na saída da estrada, existe uma ruela (pedras, cascalho....), que termina num corredor com largura de uns 60 cm, formado por 2 paredes de uns 2ms de altura, e no final.... Areia Fofa... quem conhece Maresias sabe que aquilo não é areia fofa, é AREIA FOFA. Os 500ms na verdade são mais de 900ms, e escolher entre correr na beira d'agua (onde o pé afunda) ou na areia fofa (onde o pé fica preso e você pesa uns 50kg à mais), faz isso virar mais de 1km. Além de tudo nessa hora eu mais olhava para tras, do que pra frente, afinal ser ultrapassado pelo Arnaldo nos metros finais sería muita sacanagem... (apesar de ter conseguido tirar parte da vantagem que tinha, ele não conseguiu cruzar a linha de chegada antes).

Confusão na chegada achei que o Campeonato de Surf era a chegada da corrida,   pessoal do Gama esperando, primeiro o Marco e o Gabriel, depois o restante das equipes.

Passei com 1h09min58seg (pelo meu Garmin), imaginava fazer em 1h20min.

o trio de Maesias (Mário, Silvia e Arnaldo)

A galera do Gama comemorando mais uma.

Marcelo batendo um"rango" depois do dia inteiro organizando as equipes.

o trio de Maresias com o Marcio (Campeão da Categoria Solo)

Pra finalizar, confraternização e churrasco no Quartel General das Equipes, a gostosa casa do Adilson (este ano não correu por causa de uma cirurgia) em Guaratuba.

3 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Nada melhor do que correr uma Ultra desafiadora como essa e depois de termina-la comemorar com os amigos com um belo churrasco parabéns a todos vcs pela prova concluída.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de dar os Parabéns a todos principalmente minha equipe 961 ( a vitoriosa)e a Silvia uma guerreira e agradecer a todos da Equipe GAMA pela oportunidade de poder participar junto com voces desse desafio.

    abraço a todos e até a próxima

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer correr com vcs, sempre guerreiros. A gente sabe que pra cada um foi um desafio, Pode ser um trecho fácil, difícil, muito difícil...cada um deu o seu máximo. Todos nós estamos de parabéns e vc Mário obrigada por ter documentado esse episódio tão bem!

    ResponderExcluir

Postagens populares