quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

São Silvestre, pegue sua medalha no dia 28, mas corra no dia 31...

Este ano dizer que correu a São Silvestre ficou mais fácil, e dá até para provar. Não precisa cruzar a linha de chegada para receber a medalha, ela já é entregue, pelo menos 2 dias antes da corrida, no kit.
Sou do tempo em que Reveillon tinha televisão ligada para ver a São Silvestre. As queimas de fogos não eram tão bonitas como hoje, mas a chegada dos corredores na Paulista emocionava, e a torcida para um brasileiro ganhar, era muito grande. Na época eu nem me ligava em corrdas, mas torcer pelos corredores da São Silvestre era uma tradição da família (lembro do Tio Nelson, e do meu Pai, pedindo um pouco de silêncio para prestar atenção na corrida). Sem dúvida a São Silvestre marcou minha infância, e de muitos outros.
Já se vão muitos anos, mudaram o horário, separaram as mulheres dos homens, depois juntaram novamente, mudaram os organizadores, cada vez mais a prova virou atração Global e desejo de muitos corredores.
Correr a São Silvestre é uma coisa meio insana, a Av. Paulista vira um banheiro público, a sujeira na largada desanima, garrafas cheias de xixi (de quem chega cedo para aparecer na tv), faixas e sacolas largadas na pista enroscam na perna, fora o calor desumano do horário, e humano da quantidade de pessoas.
Apesar de tudo a São Silvestre é daquelas provas que todo corredor quer ter no curriculum.
Você pode até dizer que já correu uma maratona inteira, mas vão te perguntar se você já correu a São Silvestre, e te parabenizar com mais entusiasmo do que pela maratona.
Já corri 2 vezes, e este ano será, ou sería, a terceira, mas estou enfrenteando um dilema, correr ou não correr a São Silvestre????
O lado racional diz, se já corri a prova 2 vezes, e a medalha já esta na na mão, será que vale à pena sair de Santos às 14hs, subir a serra, enfrentar a sujeira da largada, o calor, sofrer em um percurso seletivo, depois pegar o carro novamente, enfrentar trânsito na descida da serra, arriscar a chegar tarde em casa e correr o risco de não conseguir passar a meia noite com a família? Além de tudo, o Gabriel (da Assessoria), orientou a correr como se fosse um treino....
Já o lado emocional argumenta, lá estarão os amigos do Blog Correria, o pessoal que corre pela Assessoria do Gama, o pessoal da Cargill, entre outros, enfim muitos amigos. A festa vai ser boa. Além do risco de ser a última São Silvestre nesse trajeto (quem garante que em 2011 a Yescom não venha, a exemplo da entrega antecipada das medalhas, com mais uma dessas novidades malucas e mude o local da prova?)
Não só pela tradição da prova, mas pelo respeito aos corredores, deveríamos realmente mostrar através de algum tipo de protesto, nosso descontentamento com essa "premiação antecipada", afinal se maratonas ou meias fora do Brasil, e com maior quantidade de atletas, tem na chegada uma pessoa para colocar a medalha no peito de quem finaliza a corrida (recebi dessa forma tanto na Disney, como em Nova York), porque temos que, justo na São Silvestre, receber nossa medalha em uma sacolinha, junto com barra de cereais, bananas, e propaganda de patrocinadores?????
Nossa medalha vale menos???
Imagens copiadas do Blog Correria (Revista Runners) - Post "Queixo Caído" do dia 21/12/2010

2 comentários:

  1. Falou tudo Mario, sem contar os 95 reais da inscrição...Vou correr sim, contrariado e esperançoso q algo mude até o dia 31 com o grito do povo da corrida e blogs, somos pequenos perto da Rege Globo, mas somos nós q fazemos a festa , os 21000 pagantes..

    Tá Ruim Mas Tá Bom....Conhece essa frase ???

    E...
    É Isso Aí...
    Sigamos em Frente....

    Valeu Parceiro....Abçs..


    Feliz Natal Amigão...

    ResponderExcluir
  2. Nunca corri a SS, se não for desta vez, não será mais... a corrida de rua mais tradicional do Brasil está morrendo... uma pena.

    ResponderExcluir

Postagens populares