segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Serrinha de Sábado,



Programado desde a semana anterior, neste sábado nosso treino aconteceu na Serrinha (estrada de apoio da Ecovias na Serra do Mar).

Logo cedo o grupo saiu da Tenda da Gama no Canal 5, e às 8h30 lá estavamos nós na Balança da Imigrantes, iniciando o alongamento.

Desta vez, além do pessoal que treina há mais tempo na Gama, o pessoal do Missão Possível (um grupo de pessoas sedentárias, treinado pelo Gama,  para um programa específico da Rádio Tribuna FM cujo objetivo é a participação nos 10Km da Tribuna em maio), também participou.



Esse treino, além de ter o atrativo de ser em um lugar totalmente diferente do que estamos acostumados, afinal tem o visual da montanha, da vegetação, das cachoeiras, traz o desafio das subidas. E quem treina na praia, no plano, sabe o quanto é difícil correr em subidas.


Esse é aquele tipo de treino que você sofre, mas sabe que é bom, que fortalece e que traz ganhos até mesmo para quem só participa de provas no plano.

Nosso treino na Serrinha é mais ou menos o seguinte, cada um corre por 35 ou 40 minutos, e depois volta, e ai é o legal, cada um consegue fazer o treino dentro seu perfil, mas sempre se desafiando para ir mais longe do que da última vez.

O percurso tem, na ida, 12km basicamente de subidas (cerca de 200m de ganho de altitude em 5km de percurso), e na volta só descida (fora uma bela parede que tem no meio dessa descida).

O máximo que o pessoal (Arnaldo, Silvia e Jairo) atingiu foi 6km na ida, uma grande melhora em relação ao nosso último treino lá. Meu treino foi de 9,95km em 1h06, considerando ida e volta.

Mas, se na ida o trabalho de fortalecimento é grande, na volta, as descidas ajudam a aperfeiçoar a cadência, dando impulso à velocidade (onde mais eu consigo fazer 4:20 por km?).

Isso tudo dura perto de uma hora de treino, e no final organizamos um gostoso café da manhã na montanha (nada light), com bolo, suco, pão de queijo, além de frutas.

O importante desse momento é a confraternização do pessoal, das estórias que aconteceram durante o treino (a cobra que a Silvia viu e quase picou o Jairo, ou a garrafinha que o Arnaldo escondeu).

Este valeu, especialmente, pela integração com o pessoal da Missão Possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares